Além de Paulinho, que está no Brasil usando as dependências do CT do Corinthians para treinar, outro ex-corintiano que joga na China tem agitado a Fiel torcida nas redes sociais: Renato Augusto. A volta do meio-campista ao Corinthians, clube em que foi campeão brasileiro em 2015 como melhor jogador do torneio, parece neste momento apenas um sonho. Que o próprio jogador, aliás, tem ajudado a alimentar, já que na última segunda-feira ele curtiu no Instagram uma publicação que sugeria a contratação dele.
LEIA TAMBÉM: Paulinho inicia treinos no Corinthians, mas vê retorno difícil no momento
Apesar do surto do coronavírus na China, Renato, porém, não planeja voltar a jogar no Brasil neste momento - o que muito provavelmente exigiria uma redução salarial, o que ele não está disposto a fazer. Com contrato até o fim de 2021, o meia pensa em seguir cumprindo o vínculo com o Beijing Guoan.
Qual a situação de momento?
Renato Augusto deixou a China no início de dezembro e, até agora, não retornou ao país. Vice-campeão chinês de 2019, o Beijing Guoan fez a pré temporada deste ano na Espanha enquanto explodia o surto do novo coronavírus.
Da Espanha, a delegação foi levada foi para Coreia do Sul, já que a diretoria não queria colocar em risco seus jogadores e toda comissão técnica. Foi na Coreia, então, que o Guoan terminou a preparação para a Liga dos Campeões da Ásia.
Por enquanto, o campeonato nacional da China está adiado até março, mas não é verdade que os jogadores do país ficarão todos parados. Isso porque a Liga dos Campeões da Ásia está confirmada, porém com jogos remanejados. Os times chineses farão os três primeiros jogos como visitante, o que garante que até abril nenhuma equipe chinesa jogue em casa na competição continental.
Nesta terça-feira, aliás, Renato Augusto esteve em campo na vitória da sua equipe por 1 a 0 sobre o Chiangrai United, na Tailândia. Ainda durante essa semana, uma nova data para o início do Campeonato Chinês deve ser divulgada.
A estimativa é que o campeonato retorne no fim do primeiro semestre ou só depois de junho. Os times chineses, porém, não devem liberar os estrangeiros tão facilmente, principalmente os que estão disputando a Liga dos Campeões porque, caso abram mão dos jogadores estrangeiros, não poderão inscrever outros estrangeiros para substitui-los, pois o prazo já terminou.
Além do Beijing Guoan (time de Renato Augusto), vivem essa situação o Guangzhou Evergrande (Paulinho, Talisca, Ricardo Goulart, Allan e Elkeson) e o Shanghai SIPG (Hulk e Oscar). Desta forma, todos eles devem jogar as próximas rodadas em março e abril.
A diretoria corintiana monitora esse impasse, mas sabe que é muito difícil repatriar jogadores que atuam na China por conta dos altos salários. A janela para contratações do exterior fica aberta até 2 de abril.
LEIA TAMBÉM: Timão tem semana livre em busca de recuperação e melhora tática
Corinthians, renato augusto, retorno, china, expectativa
A VERDADE É UMA SÓ ESSES JOGADORES BRASILEIROS SÃO TODOS MERCENÁRIO JÁ MAIS ELES VÃO QUERER ABAIXAR OS SALARIO DELES,QUEM PAGAR MAIS ELES VEM
O cara ja ganhou dinheiro que so a porra ta bom parece que dinheiro e tudo na vida desses cara
Vai lamber sabão Renato
quando estiver no fim de carreira ai vem encostar nos time brasileiros pra ganhar sem trabalhar e ter medico e academia de graça ;por isso que tem que despensar joadores velho no clube!