A paralisação do Campeonato Paulista desse ano por causa do novo coronavírus não deve mudar a situação do Corinthians, virtualmente eliminado e mais próximo do rebaixamento. Mas quarenta anos atrás o Paulistão foi interrompido e na volta o Timão foi o maior beneficiado.
LEIA TAMBÉM: Paralisação faz clubes cogitarem Brasileirão com mata-mata em 2020; entenda
Em 1979, a Federação Paulista marcou uma rodada dupla e o então presidente Vicente Matheus se recusou a entrar em campo porque segundo ele o Corinthians seria prejudicado na divisão de renda. A disputa foi parar na Justiça Comum e o Paulistão só seria retomado dois meses depois, já em janeiro de 80.
A paralisação prejudicou o Palmeiras de Telê Santana, que vinha goleando os rivais. Na semifinal contra o Corinthians, o primeiro jogo terminou 1 x 1. Só que na partida seguinte o Timão levou a melhor e com um gol de canela de Biro Biro se classificou para a final.
O título veio na final contra a Ponte Preta. Foi a primeira conquista de Sócrates com a camisa corintiana, fazendo dupla com Palhinha. Uma parceria que durou pouco tempo, mas que encantou a torcida alvinegra.
Corinthians, Paulistão, Paralisação, Timão