Tiago Nunes sabe exatamente o que quer do Corinthians neste início de temporada.
LEIA TAMBÉM: Com vídeos e conversas, Tiago Nunes começa a implementar conceitos táticos no Corinthians
Em seu quarto dia de trabalho no Timão, todos eles com bola, o novo treinador destacou a importância dos trabalhos que são feitos na pré-temporada. A ideia primordial é mudar o comportamento do time.
–
Esse período inicial é de aprimoramento da parte física. Queremos um time altamente competitivo. Temos que aprimorar os comportamentos de competitividade, de pressão no portador da bola, de equilíbrio defensivo, ações que nos levem rapidamente ao gol adversário. Criar uma conexão entre os atletas para desenvolver um jogo de aproximação e um jogo técnico, que possa nos levar mais facilmente ao gol. São ações que tentaremos aprimorar – disse ele, ao site do "Torneio da Flórida".
O Timão segue treinando no CT Joaquim Grava até sábado. No domingo, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde faz duas partidas preparatórias nos dias 15 e 18.
–
A pré-temporada é onde aplicamos as principais ideias e compartilhamos com os atletas qual é o planejamento e as ideias que vão nortear o trabalho. Esse primeiro momento é de transformação, de impacto, de mostrar ideias que serão desenvolvidas no decorrer da temporada. É o passo inicial. A partir daí, só os jogos e a própria temporada que vão nos mostrar o caminho a ser percorrido para entender qual será a identidade da equipe durante o ano.
O primeiro compromisso do Corinthians será contra o New York City, time norte-americano que disputa a Major League Soccer (MLS). Tiago Nunes espera por dificuldades.
–
É uma escola que vem se desenvolvendo, investindo em jogadores com alta capacidade técnica e de história no futebol. A formação esportiva nos EUA, não só no futebol, é reconhecidamente muito qualificada. Nos esportes de maneira geral. Entendemos que será um grande adversário, um enfrentamento de ótimo nível. O New York City é uma equipe que, pela campanha que vem fazendo e fez na última temporada, merece todo o respeito e atenção, pois tem jogadores e comportamentos coletivos do mais alto nível internacional.
O segundo jogo do Timão, no dia 18, será contra o Atlético Nacional da Colômbia. Vale lembrar que o Timão está classificado para a Libertadores, mas terá de entrar no torneio já na segunda fase, com primeiro jogo já em 5 de fevereiro, contra Guaraní do Paraguai ou San José da Bolívia.
–
O Atlético Nacional, até por ser um time sul-americano, também nos oportuniza a entender um pouco das dificuldades que enfrentaremos na pré-Libertadores. É um jogo que tem, além da qualidade, muita velocidade e imposição física, uma característica do futebol sul-americano. Será um grande teste e temos que aproveitar da melhor maneira possível par acelerar nosso processo de ambientação.
Tiago Nunes já tem uma ideia inicial de escalação do Corinthians para os jogos do Torneio da Flórida, mas sabe que isso dificilmente será mantido ao longo de toda a temporada.
–
O fato de estarmos juntos nesse período, na Florida, com dois jogos de alto nível, nos ajuda a imaginar uma equipe-base para iniciar o Paulista. Mas também sabemos que a foto do time que começa o ano é diferente da imagem, da foto, que termina a temporada. Então, temos que saber que esse é o primeiro passo, primeira avaliação. E somente a sequência de partidas nos mostrará o caminho exato e qual a organização coletiva que melhor se enquadrará para o nosso time durante essa temporada.
Corinthians, Tiago Nunes, Pré-temporada, Florida Cup, 2020, Timão