27/10/2015 09:57

FPF mostra 'cara nova' com novo escudo, bônus aos clubes e até hino; escute

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos (dir.), com o publicitário Eduardo Fischer

FPF mostra 'cara nova' com novo escudo, bônus aos clubes e até hino; escute
DIVULGAÇÃO FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL

A Federação Paulista de Futebol (FPF) reuniu personalidades do futebol local na última segunda-feira para anunciar o plano de "modernização do futebol" com mudanças que vão desde a apresentação de um novo emblema, passando pela criação de um hino para ser executado nos estádios até a bonificação aos clubes que apresentaram bons resultados de gestão.

As novidades têm um objetivo claro: melhorar a imagem da entidade.

Foi o que confirmaram alguns cartolas consultados pela reportagem do ESPN.com.br durante o evento. Segundo eles, a FPF quer mostrar uma cara nova neste momento em que o futebol mundial passa por uma crise de credibilidade, o que afeta especialmente os acordos comerciais.

Quem está por trás das mudanças realizadas na Federação Paulista é o publicitário Eduardo Fischer, presidente do Grupo Fischer, que foi contratado para prestar consultoria estratégica à entidade. Ele começou a trabalhar faz alguns meses, mas somente na última segunda mostrou o plano.

Durante o discurso, Fischer mencionou a importância de ter uma nova imagem para a FPF. "Um novo ambiente convidativo é fundamental para o projeto de valorização. Esse ambiente precisa de uma nova imagem", disse o publicitário, sem esconder o motivo.

"Os anunciantes e patrocinadores estão nos abandonando. Estão todos muito assustados, então este ambiente precisa urgentemente de uma nova imagem", acrescentou Fischer.


DIVULGAÇÃO
Novo logo da Federação Paulista de Futebol


Nova cara

A inspiração de Fischer para mudar a cara da FPF foi o futebol europeu.

O publicitário citou a Uefa Champions League quando mencionou a criação de um hino, que será executado todas as vezes que os times entrarem em campo no Campeonato Paulista.

"A intenção foi fazer algo que, no mundo, só quem se aproxima é a Uefa. Nos falta uma organização que chegue mais perto do que se faz lá fora", disse.

O hino da Federação Paulista tem pouco mais de um minuto de duração e não tem menção a nenhum dos clubes do Estado na letra, que fala de paixão pelo futebol.

Fischer também criou alguns slogans que serão usados durante o Estadual, como "Esse é o meu jogo", "Esse é o meu time" e "Essa é a minha torcida".

Já o novo emblema tem as mesmas cores do anterior (branco, preto e vermelho, que são as mesmas cores do Estado), mas é mais arrojado. Dentro do escudo, há 15 listras, sendo sete pretas e oito brancas, uma bola de futebol e o acrônimo FPF.

Uma das versões do novo emblema tem ainda o número 75, referência ao aniversário que a entidade vai completar em 22 de abril do próximo ano.

Fora imagem negativa

Há o entendimento na Federação Paulista que é preciso mudar a imagem que as entidades no esporte carregam, especialmente após seguidos escândalos com denúncias de corrupção.

Para citar dois exemplos, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa (Europa), Michel Platini, foram suspensos por 90 dias no último dia 8 pelo comitê de ética da entidade internacional durante as investigações das acusações de corrupção e má gestão.

Já o brasileiro José Maria Marin, presidente da CBF entre 2012 e 2014, está preso na Suíça desde 17 de maio deste ano, em uma operação conduzida pelo FBI (a polícia federal americana), acusado de receber propina em negociações por direitos de transmissão.

O atual presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneio Bastos, que assumiu neste ano, está preocupado. A imagem negativa que paira sobre a modalidade e as entidades dificulta a vinda de novos patrocinadores. Algo que já seria complicado pela atual crise financeira no país.

Além de todas as mudanças visuais e as novidades apresentadas, o cartola anunciou um plano de bonificação para os clubes que atingirem bom desempenho de gestão em uma temporada. Haverá critérios para avaliação de uma comissão de notáveis. Quem superar a própria margem será premiado.

A previsão da FPF é que em três anos (até 2019, quando encerra o mandato de Bastos) os clubes possam faturar 50% a mais do que já recebem de contratos de televisão, placas publicitárias e anunciantes.


VEJA TAMBÉM
- CONFLITO! Troca na diretoria prejudicou renovação de zagueiro no Corinthians
- BARRADO! Entenda a situação de Giovane no Corinthians
- VAI SER ÍDOLO! Memphis se declara ao Corinthians pouco tempo após sua chegada









3135 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade