10/10/2015 07:29

Flamengo, Corinthians e Galo buscam mais o gol enquanto placar está 0 a 0

Rubro-Negro precisa de menos minutos para fazer cada finalização quando marcador ainda está em branco. Atlético-MG teve o maior ímpeto no turno. Grêmio sofre queda

Flamengo, Corinthians e Galo buscam mais o gol enquanto placar está 0 a 0
Contra o Joinville, o Flamengo fez 15 finalizações até conseguir abrir o placar (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Oficial)

O total de finalizações ajuda a entender se um time é mais ofensivo ou defensivo. Mas as circunstâncias dos jogos podem dar uma impressão enganosa a esse respeito. Não raro, uma equipe só passa a buscar o gol quando já está perdendo, por exemplo. O Espião Estatístico do GloboEsporte.com decidiu, então, investigar quais são os times do Brasileirão que mais tomam a iniciativa de buscar o gol enquanto a partida está empatada em 0 a 0. O líder no quesito é o Flamengo, seguido de Corinthians e Atlético-MG.

O Rubro-Negro está mais agressivo no período que coincide com a chegada de Oswaldo de Oliveira. Na média acumulada, o time faz em média uma finalização a cada 6min42s enquanto seus jogos estão com placar em branco (a marca era 7min23s ao final do turno e está em 5min06s no returno). Em números absolutos, o Flamengo tem 151 finalizações em busca do primeiro gol da partida, desempenho inferior ao de seis equipes, mas é preciso considerar também o tempo que cada time atuou sem que o placar tivesse sido aberto.

O Goiás, por exemplo, é o time que mais finalizou em busca do primeiro gol das partidas: fez 186 arremates em 26h34min13s com o placar em 0 a 0, enquanto somados os jogos do Fla ficaram 16h51min57s sem que uma das equipes fizesse um gol. Devido a essas diferenças, o Espião Estatístico adotou como critério o intervalo entre as finalizações. A pesquisa não considera o resultado final ou mesmo a efetividade dos times ao atacar, apenas a sua disposição em se lançar ao ataque e dar trabalho à defesa adversária tomando por base a cada quantos minutos testa o rival do dia enquanto o jogo ainda está 0 a 0.

O Corinthians, em segundo no geral, tem dados muito parecidos com os do Flamengo, nesse sentido. Considerado por muitos uma equipe que se preocupa mais com a defesa do que propriamente com o ataque, o time de Tite tem números que desmentem essa tese. São 151 finalizações nas 17h29min18s em que atuou com o 0 a 0 no placar. Na média o time do Corinthians consegue uma conclusão em busca do primeiro gol a cada 6min57s. Trata-se de uma equipe equilibrada, que vai ao ataque e sabe se posicionar para neutralizar os contra-ataques.



Terceiro da lista geral, com uma finalização a cada 7min26s enquanto o 0 a 0 persiste no placar, o Atlético-MG segue como um dos que mais buscam o gol, mas isso se deve principalmente ao ímpeto demonstrado no primeiro turno, o qual encerrou como o time que mais tomava a iniciativa nos jogos. Até a rodada#19, o Galo finalizava uma vez a cada 6min55s enquanto 0 a 0. Houve uma queda considerável, e nas últimas dez rodadas, o tempo médio passou a 8min38s (12º desempenho na segunda metade do campeonato).

O Palmeiras também apresenta declínio. Tem média de 7min27s, mas era segundo no quesito até o fim do turno (então com 6min59s). No returno faz uma finalização a cada 8min52s (14º no período entre os que mais finalizam antes de o placar ser inaugurado). A agressividade que apresentava anteriormente o mantém entre os líderes - é o quarto.

Nenhuma queda se compara à do Grêmio. O Tricolor era quarto no turno com uma finalização a cada 7min13s, mas passou a finalizar a cada 10min02s com placar em 0 a 0 no returno (16º lugar). Caiu para o décimo posto no consolidado do campeonato. A menor agressividade ofensiva do Grêmio e de outros times em relação às finalizações enquanto os jogos ainda estão em 0 a 0 pode ser consequência da maratona de sete jogos em 21 dias no início do returno. A preocupação com o desgaste físico pode ter levado as equipes mais bem posicionadas na classificação a poupar energia pensando na reta final do Brasileirão.

Na contramão do rival, o Internacional passou a tomar mais a iniciativa justamente nos jogos mais recentes. O Colorado é o terceiro mais ofensivo do returno na busca pela abertura do placar, com uma finalização a cada 6min48s. Até a rodada#19, levava 9min34s para concluir a gol enquanto 0 a 0 (15º desempenho). A performance geral segue modesta: 14º lugar, com 8min43s, mas claramente está buscando mais o gol.


VEJA TAMBÉM
- BARRADO! Entenda a situação de Giovane no Corinthians
- CUSTO ESTRATOSFÉRICO! Corinthians pagará valor exorbitante em juros de dívidas em 2024
- É DECISÃO! Corinthians faz treino tático antes de embarcar para enfrentar o Cuiabá









6789 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade