8/10/2015 10:55

Após venda antecipada e pela internet, Timão mira terceira revolução: PSL

Mesmo sem sucesso no primeiro ano, Corinthians aposta na comercialização de cadeiras cativas para o futuro. LANCE! entrevista gerente de operações da casa alvinegra

Após venda antecipada e pela internet, Timão mira terceira revolução: PSL
Primeiro foi a venda antecipada de ingressos. Depois, o comércio de entradas para os jogos pela internet. Agora, o Corinthians se prepara para o que acredita ser a “terceira revolução” no relacionamento com a sua torcida: as cadeiras cativas, ou PSL (Personal Seat License), como prefere chamar.

À médio e longo prazo, o Timão acredita que fidelizará parte de sua torcida que, por sua vez, terá seu próprio assento na Arena, ou seja, terá seu lugar cativo em todas as partidas da equipe. Contudo, um ano após a inauguração do estádio, os resultados ainda não são bons. Tanto é que o Timão reduziu o espaço do setor Oeste destinado à PSL. Eram cerca de 5 mil assentos à venda, enquanto agora 2,3 mil estão reservadas à essa modalidade.

Engana-se, porém, quem pensa que o resultado inicial desestimule ou faça o clube mudar de ideia.


– Em 2003, antes da implementação do Estatuto do Torcedor, vendíamos ingressos antecipadamente. Saiam 200, 300 bilhetes antes, e os 35 mil restantes eram comercializados faltando três horas para a partida. E muita gente não acreditava, dizia que o brasileiro não estava acostumado com essa cultura. Foi o mesmo com a internet. Hoje, vendemos mais de 80% das entradas online. A cultura da PSL mudará também – explica Lúcio Blanco, gerente de operações da Arena.

A principal vantagem das cadeiras cativas é o direito de ir a todos os jogos do Corinthians em casa e um atendimento diferenciado – todos tem direito a estacionamento e algumas contam com serviço de buffet. Já a desvantagem é o valor. Além de pagar pelo assento (que varia de R$ 11 a R$ 15 mil), é preciso adquirir ingresso, que custa entre R$ 50 e R$ 100 dependendo do local (ainda assim, menos da metade do que os vendidos a quem não tem PSL no mesmo setor Oeste).

O Timão planeja implementar no futuro um modelo no qual o torcedor dono da PSL pode “alugar” a cadeira dele nos jogos que não quiser assistir, como já é feito na NBA, por exemplo. Até lá, entretanto, o prédio Oeste seguirá com alguns “clarões”, já que muitas cadeiras ainda não foram vendidas. Para o jogo contra o Flamengo, no próximo dia 25, por exemplo, 39 mil ingressos foram vendidos e, embora a Arena tenha capacidade para aproximadamente 48 mil torcedores (contando camarotes e setor de visitantes), o clube anunciou que as entradas já estão esgotadas.

Apesar dos percalços do início, Lúcio Blanco não tem dúvidas:
– A PSL é o próximo passo, A terceira revolução dos ingressos!

- DOIS TIPOS DE CADEIRA

Pessoa física:

Pessoas físicas têm direito a dois tipos de cadeiras cativas na Arena: VIP e Premium, com 850 assentos cada uma. A primeira categoria, mais cara, conta com serviço de buffet. Ambas ficam no Oeste Inferior e dão direito estacionamento.

Corporativa:
São cerca de 600 cadeiras, todas elas no setor Oeste Superior (oitavo andar da Arena). Aluguéis começaram em R$ 7,5 mil/ano, mas hoje já variam de R$ 11 mil a R$ 15 mil. Capacidade era de mais de 3 mil pessoas, mas foi reduzida.

- BATE BOLA COM LÚCIO BLANCO, GERENTE DE OPERAÇÕES DA ARENA, AO LANCE!

Por que acreditar que o aluguel de cadeiras cativas será a terceira revolução promovida pelo clube?

Quando o corintiano começou a perceber a tranquilidade de comprar antecipado, de não pegar fila na hora, a venda pela internet começou a tomar corpo. Mesmo em 2005, quando tinha Tevez e aquele time todo, nossa venda antecipada era em 20%. Hoje o cenário se inverteu completamente. O mesmo acontecerá com a PSL no futuro. O torcedor perceberá que vale a pena alugar.

Mas nesse começo não está dando certo, tanto é que você reduziram a quantidade de cativas...

Eu tenho que seguir o que está no plano comercial. Mas quem me diz se o processo está certo é o mercado, o cliente. Por isso não posso tomar a decisão tão logo. Até por isso apanhei até agora e um dos motivos é porque a Arena não estava toda pronta. Temos que ir adaptando com o tempo.

Por que a opção por manter a cadeira que ainda não foi alugada vazia? Por que não vender avulso?

Minha preocupação não é nem desvalorizar a cadeira. Poderia até jogar um preço alto, mas aí iria desmerecer quem já alugou a cadeira antes por um contrato longo. Não posso em um momento de grande apelo disponibilizar um serviço que é exclusivo a quem fecha anualmente.

É utopia imaginar a Arena com sua lotação máxima em breve?

Utopia não é, mas dizer em quanto tempo isso vai acontecer é prematuro. Operacionalmente estamos aprendendo a cada jogo, nunca tivemos também essa ânsia, até porque não vendo tudo que posso. Existe um bem maior, que é a segurança do público. Se eu tomar uma decisão errada, fechar uma porta errada, posso causar uma tragédia. Por isso trabalhamos com uma margem de segurança sempre.


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