A renovação de contrato de Ralf com o Corinthians dá indícios de que será a grande novela do final de ano do Timão. Depois de ceder as pressões da comissão técnica e da torcida, a diretoria alvinegra iniciou as negociações, mas o contrato oferecido não impressionou o volante, que promete apresentar uma contraproposta nos próximos dias. E não são apenas essas duas partes que tem interesse na transação. Segundo informações do FOX Sports, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro acompanham de perto gostariam de contar com o jogador na próxima temporada.
O Timão ofereceu um ano de contrato para o atleta. Aos 31 anos, Ralf não quer aumento de salário, mas espera acertar por, no mínimo, dois anos. O Corinthians lhe deve valores referentes a direito de imagem - além de ter contraído outra dívida milionária com seus representantes - e isto atrapalha a negociação. Depois de ficar sem receber parte do salário durante um longo período e de ter anos de serviços prestados ao clube, Ralf esperava mais da diretoria corinthiana. Tite está do lado do jogador, até porque a fase do camisa 5 é muito boa. Depois de um começo de ano fraco, o volante é um dos alicerces do ótimo meio-campo alvinegro.
Cientes que a negociação entre Corinthians e Ralf é complicada, os rivais Palmeiras e São Paulo acompanham a situação de perto. Embora o volante afirme não querer jogar em nenhum outro grande da capital, sabe-se que este tipo de situação no futebol é volátil. Outro elemento que surgiu no cenário recentemente é o interesse do Cruzeiro. Mano Menezes, comandante da equipe mineira, teria pedido a contratação do jogador para a diretoria da Raposa.
O contrato de Ralf com o Corinthians termina no final do ano - já poderia ter assinado um pré-contrato com outro clube. O volante é o jogador mais antigo do elenco alvinegro e um dos atletas mais identificados com o torcedor corinthiano.