29/9/2015 10:58

Herói da Invasão Corinthiana, Tobias relembra histórico jogo contra o Fluminense: “Tive o privilégio que dependia só de mim”

Goleiro alvinegro defendeu três pênaltis na decisão contra o Fluminense que classificou o Timão para a final do Brasileirão de 1976

Herói da Invasão Corinthiana, Tobias relembra histórico jogo contra o Fluminense: “Tive o privilégio que dependia só de mim”
O dia 05 de dezembro de 1976 jamais será esquecido. Na data que a Fiel Torcida invadiu o Maracanã, colocando mais de 70 mil corinthianos para dentro do estádio símbolo dos cariocas, muito estava em jogo. Além da enorme festa, Fluminense e Corinthians decidiam uma vaga na final do Brasileirão daquele ano. Com um super time, liderado pelo ex-alvinegro Rivellino, os cariocas queriam estragar a festa alvinegra. Com a equipe base que conquistaria o título Paulista de 1977, o Timão deixaria suor, raça e a alma em campo para obter a classificação.

Um dos grandes heróis daquele triunfo, o goleiro Tobias relembra com carinho até hoje daquela partida que começou com sol e terminou já com o céu escurecido. O arqueiro confessa que, isolados, os jogadores não faziam ideia do que se passava na Via Dutra e na cidade do Rio.

“Nós, quando estávamos concentrados no Hotel Nacional, em São Conrado, não imaginávamos o que estava acontecendo nas ruas e nas praias do Rio de Janeiro. Quando saímos para o estádio começamos a perceber que o número de ônibus era muito grande. Cheguei a falar para o Moisés: Moisés, aqui tem alguma coisa errada”, conta, aos risos.

O caminho para o estádio foi menos tranquilo que o costumeiro – “muito trânsito”, relembra. Os atletas notaram que o número de ônibus estava acima do esperado e do normal em jogos fora de casa. Mesmo assim, a ficha não cairia tão cedo. Foi preciso entrar no campo de jogo para comprovar o feito da Fiel Torcida.

“Chegamos ao estádio e apesar de notar o movimento diferente ainda não tínhamos a dimensão do que estava acontecendo. Quando subimos para o gramado e olhei tudo aquilo pensei: 'estamos jogando em casa', tinha muita, mas muita gente de preto e branco. Claro que bateu um nervosismo maior, mas conseguimos a classificação e esse jogo vai ficar na história”, crava.

No tempo normal, a partida acabou empatada por 1 a 1. Pintinho abriu o placar para os cariocas aos 9 minutos do primeiro tempo e Ruço, o beijinho doce, empatou para o Corinthians, de puxeta, aos 29 da primeira etapa.

“Chovia muito e com isso conseguimos cadenciar mais o jogo. O Fluminense tinha uma excelente equipe e tocava muito bem a bola. No campo pesado nosso jogo prevaleceu, mas a partida foi muito dura”, relembra.

Com o empate após o tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Com a responsabilidade nos pés dos atacantes, Tobias sentia que era predestinado, que tinha o privilégio de estar na hora certa e no lugar certo.

“Eu tinha o privilégio que dependia só de mim. Claro que os batedores poderiam jogar para fora, mas eu disse que pelo menos um eu teria que pegar. Mas pegar três é para matar qualquer um do coração”, resume.

A primeira defesa de Tobias aconteceu na cobrança de Rodrigues Neto, mas o árbitro Saul Mendes entendeu que o goleiro alvinegro se adiantou e anulou a primeira defesa. Na nova cobrança...

“Estava muito molhado, e peguei o primeiro e o juiz mandou voltar porque eu me adiantei. Ele bateu e peguei de novo. Duas defesas em uma única cobrança”, conta, orgulhoso.

O Corinthians tinha a vantagem nas cobranças, pois convertera as duas primeiras penalidades. Foi quando Carlos Alberto Torres, o capitão do Tri, partiu para a cobrança.

“O segundo, do Carlos Alberto, ele bateu no canto direito e fui certinho, em cima. Sai bem, bem demais”, sentencia.

Zé Maria bateu o pênalti derradeiro que deu ao Timão a vitória por 4 a 1 nas penalidades e a vaga na final do Brasileirão daquela temporada contra o Internacional-RS.


VEJA TAMBÉM
- Fiel em ação! Corinthians lança vaquinha milionária para quitar dívida do estádio!
- Mais um louco para o bando! Memphis Depay se orgulha de vestir a camisa do Corinthians e promete de grande virada!
- SEGUE O JOGO! Corinthians confirma atualização de quadro de José Martínez após partida decisiva









3771 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade