11/9/2015 08:05

Em conta corintiana, pontuação após "série crítica" supera média campeã

Comparação feita pelo setor de análise de desempenho do clube aponta campanha até aqui como suficiente para o título, mesmo com diminuição da vantagem na ponta

Em conta corintiana, pontuação após
A vantagem do Corinthians na primeira posição do Campeonato Brasileiro já não é tão confortável como há duas rodadas. A distância sobre o vice-líder Atlético-MG, que era de sete pontos, caiu para três (51 contra 48) devido aos empates com Palmeiras e Grêmio, terceiro colocado. Se a situação na tabela pode preocupar quem a vê de fora, internamente ela é encarada sob perspectiva animadora.

– Cada edição do campeonato tem suas características. Mas, ao final desta rodada (24ª), por exemplo, a média histórica do time campeão é de 49 pontos. Estamos dois pontos acima da média – compara Fernando Lázaro, analista de desempenho técnico do clube desde 2005, último ano em que a competição teve 22 participantes, em vez dos 20 atuais.




– A média histórica de todos os campeões neste formato de hoje, de 2006 a 2014, é de 75 pontos. Às vezes, algumas faixas da classificação ficam achatadas, com times muito próximos, e isso acaba distorcendo a projeção. Perto das últimas 10 rodadas, a gente refaz o cálculo, traz o número mais próximo da realidade do campeonato – pondera.

Assim como o volante Elias, Lázaro não pôde ajudar o técnico Tite nos últimos três confrontos por ter sido convocado para servir A Seleção em amistosos nos Estados Unidos. Foi de lá que o membro da comissão técnica corintiana acompanhou a vitória sobre o Fluminense e os principais lances do 3 a 3 contra o Palmeiras. As imagens do empate por 1 a 1 com o Grêmio, ele ficou de ver nesta quinta-feira à noite, antes de assistir ao ao jogo do Joinville (adversário de domingo, em Itaquera) frente à Chapecoense.


– Sabíamos que seria um momento crítico, pela qualidade dos adversários, por ter clássico, pela sequência de jogos. Essa pontuação está dentro do projetado. O time já tinha conquistado uma margem antes. Agora tem que valorizar esses resultados, tem que confirmar na sequência para ter valido a pena – avalia Lázaro.

Além de trabalhar com matemática, a equipe de análise de desempenho detalha os rivais na tentativa de facilitar o trabalho de Tite e dos jogadores. Lázaro e os demais funcionários do departamento gravam todas as partidas dos rivais e preparam destaques para as preleções do treinador. As próximas imagens serão justamente a respeito do Joinville, que passou todas as rodadas na zona de rebaixamento, porém pode surpreender, levando em consideração um padrão histórico do Brasileiro.

– Há geralmente uma curva nesta fase do campeonato. A tendência histórica é de haver queda média de três pontos percentuais no desempenho dos quatro primeiros colocados até o final. É meio que padrão, a gente conta com essa curva, que tem os times da parte de baixo da tabela como oposto. Eles acabam conseguindo um pouco mais de pontos do que no começo – adverte o analista.

Quatro anos atrás, os cálculos não falharam. A planilha que Lázaro mantinha em sua sala no CT Joaquim Grava, nomeada de "Corrida rumo ao título", previa o campeão com 71 pontos. Foi exatamente a campanha obtida por Tite para sagrar o Corinthians campeão.


VEJA TAMBÉM
- MÁ FASE! Atacante passa por fase instável no setor ofensivo do Corinthians
- Corinthians repudia atos racistas de torcedores do Racing durante partida.
- Depay tem atuação importante em jogo entre Corinthians e Racing, apesar de destaque para Yuri Alberto.









9993 visitas - Fonte: Globo Esporte !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade