8/9/2015 07:44

Flamengo dá lição ao Corinthians de como lidar com erros dos árbitros a favor

Flamengo dá lição ao Corinthians de como lidar com erros dos árbitros a favor
Há uns anos, encontrei com o Andrés Sanchez e conversamos sobre vários assuntos, entre eles a então nova gestão do Flamengo. Após elogiar a gestão do presidente, Eduardo Bandeira de Mello, ele disse que mantinha contato com os rubro-negros: observou que estava ensinando algumas coisas a eles. Dois anos depois, percebo que ele poderia aprender algo com o time carioca.

Nesta segunda-feira, a diretoria do Flamengo soltou uma nota com novas críticas à arbitragem do Brasileiro. Só que desta vez se manifestou após o seu time ser beneficiado por uma falha no clássico contra o Fluminense, em um gol irregular após toque na mão do zagueiro Wallace.

Diz o texto: “Lamentamos os critérios e os erros que influenciaram diretamente no número de cartões amarelos anotados e na ausência de marcação de um toque de mão no primeiro gol rubro-negro''. Em seguida, afirma que que sua posição crítica vale também quando é favorecido e pede providências à CBF.

Os corintianos – jogadores, técnico Tite e o próprio Andrés – têm sido constantemente questionados sobre os erros de arbitragem que favoreceram o clube no Brasileiro. Em quase todas as respostas, tentam minimizar as falhas, não falam sobre lances pontuais e dizem que estas acontecem para todos os lados.

“Todo mundo desde 1971 foi ajudado e beneficiado pela arbitragem'', afirmou Andrés, na semana passada. “Reclamar faz parte do futebol.'' Deu nota 7 para os juízes. Tite vai mais longe e teme erros contra o clube pela pressão.

Ora, o Corinthians é líder legítimo do Brasileiro porque joga mais bola do que o Atlético-MG. Mas é inegável que falhas de juízes contra o Galo e outras a favor dos corintianos influenciaram na distância aberta na ponta. Vou me poupar de citar todos os casos porque são conhecidos do leitor.

Isso não significa que exista um complô, ou um esquema na CBF para beneficiar os corintianos. Não há prova neste sentido. Mas as falhas têm influenciado os rumos do campeonato, e geram desconfiança. Por isso, é importante, sim, discuti-las.

O Corinthians, óbvio, não tem que se sentir culpado pela arbitragem se não participa de nada escuso. Mas custa admitir os erros a favor? Será que não dá para dizer algo do tipo: “Foi marcado impedimento errado no gol do Fluminense. Lamentamos. Mas já erraram contra nós também. Precisamos melhorar a arbitragem.'' ? Isso não minimiza os feitos do time.

É a partir de atitudes como a da diretoria do Flamengo que pode se abrir uma luz para os clubes se unirem por melhorias reais dos juízes. Dado o primeiro passo, os times podem traçar coletivamente uma pauta de medidas para a arbitragem: profissionalização, troca na chefia, aumento do investimento pela confederação. E assim cobrar da CBF a implantação desses itens, afinal, o que não falta lá é dinheiro.

Quem sabe a diretoria corintiana não aprende algo com a rubro-negra e podemos avançar além dos xingamentos habituais na questão da arbitragem? Lembrança: aprender não é uma atitude de inferioridade perante o outro: é um sinal de sabedoria reconhecer erros e mudar de rumo. Imagine quão maior será o Corinthians, que já é grande, ao admitir falhas de arbitragem a seu favor?


VEJA TAMBÉM
- Corinthians repudia atos racistas de torcedores do Racing durante partida.
- Depay tem atuação importante em jogo entre Corinthians e Racing, apesar de destaque para Yuri Alberto.
- Corinthians dispensa trio de jogadores e destaca importância da gratidão.









6771 visitas - Fonte: Blog Rodrigo Mattos

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade