O Corinthians tem um aproveitamento considerável em seu estádio: em 44 jogos em Itaquera, perdeu apenas quatro partidas. O caldeirão, porém, esfria quando o que vale é uma classificação em mata-mata.
A derrota para o Santos, nesta última quarta-feira, significou a terceira eliminação consecutiva do time de Tite em sua nova casa. Antes, já tinha caído na semifinal do Paulista, ao ser batido pelo Palmeiras em disputa por pênaltis, e nas oitavas de final da Libertadores, quando foi surpreendido pelo Guaraní, do Paraguai.
Mesmo com esse histórico recente, a torcida corintiana aplaudiu a equipe após o revés na Copa do Brasil. Segundo Tite, por reconhecimento do desempenho do time. Para ele, nas três eliminações, só a da Libertadores se deu com o Corinthians jogando menos do que o esperado.
Se serve de alento aos corintianos, o time agora não fará mais jogos eliminatórios em casa. Sem a Copa do Brasil, terá apenas o Brasileiro neste segundo semestre – serão mais nove jogos como mandante no segundo turno. Líder do torneio, com 43 pontos, enfrenta a Chapecoense domingo, às 16h, em Santa Catarina.
Relembre as eliminações do Corinthians na Arena, neste ano.
PALMEIRAS, NO PAULISTA
O Corinthians disputava simultaneamente Libertadores e Paulistão. Priorizou a competição continental, mesmo diante de um rival na semifinal estadual. Na fase anterior, havia eliminado a Ponte Preta na Arena. Contra o Palmeiras não foi assim: Tite poupou Elias e Renato Augusto, viu sua equipe empatar em 2 a 2 e amargou a eliminação nos pênaltis.
GUARANÍ, NA LIBERTADORES
O Corinthians terminou a fase de grupos da Libertadores com a segunda melhor campanha. Assim, levou para o duelo com o humilde Guaraní, do Paraguai, grande favoritismo. A surpresa se deu no jogo de ida: 2 a 0 para o time de Assunção. Na volta, em Itaquera, nova derrota: 1 a 0.
SANTOS, NA COPA DO BRASIL
O Corinthians deixou a Vila Belmiro, na partida de ida das oitavas de final, com uma derrota por 2 a 0. Com grande vantagem, o Santos ainda saiu na frente no jogo de volta. Depois, fez 2 a 0. O gol de Romero, que fechou o placar em 2 a 1, nada adiantou.