24/8/2015 21:10

Corinthians x Santos: vaga nas quartas passará por paciência e iniciativa

Diante da necessidade de abrir vantagem de três gols, Timão terá de encontrar equilíbrio (que Tite adora) contra um Santos que não pode abrir mão de controlar jogo

Corinthians x Santos: vaga nas quartas passará por paciência e iniciativa
Ganhar por 3 a 0 é uma coisa. Precisar ganhar por 3 a 0 é outra. Parece óbvio, mas faz uma enorme diferença na prática. De 30 vitórias em seu estádio, o Corinthians conseguiu tal vantagem em 10. Quando precisou dela, contra o Guarani (PAR), sucumbiu diante da pressão e perdeu. Exemplo claro da dificuldade que é entrar em campo tendo um resultado determinado como meta, em vez de construi-lo naturalmente.
Vale também para o Santos, é claro. Graças à ótima vitória da semana passada por 2 a 0, na Vila Belmiro, o time poderá vencer, empatar e até perder nesta quarta-feira para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O Peixe entrará em campo com a situação sob controle, podendo moldar suas ações. A imprevisibilidade é o charme desse tipo de confronto.

Com a vantagem, o Santos vai tentar o gol logo de cara para tornar ainda mais difícil a missão corintiana (se levar um, terá de fazer quatro) ou tentará se aproveitar das brechas abertas pelo rival? E o Timão? Pressionar desde o início e se expor ao gol que pode ser definitivo ou adotar a cautela, o planejamento de jogo que marca essa equipe treinada por Tite?

Era improvável que o Santos melhorasse tanto nas mãos de Dorival Júnior. Mas melhorou. Gabriel jamais foi tão relevante, Thiago Maia se mostra um jogador valioso, Ricardo Oliveira é importante mesmo durante jejum de gols e a zaga parece mais sólida com Gustavo Henrique. Todos fazem parte de uma engrenagem que gira em torno do cerebral Lucas Lima.

O camisa 10, autor das duas assistências na Vila, craque daquele jogo, tem se aproximado mais dos volantes para receber a bola e distribui-la com qualidade. Uma mudança de posicionamento que pareceu confundir o meio-campo do Corinthians há uma semana. Não se pode deixar um jogador tão livre. É preciso acompanhá-lo por todo o campo.
Uma vantagem como essa que tem o Santos não pode ser desprezada. É melhor para Dorival ter o domínio das ações. Ficar a mercê de uma pressão exercida pelo Corinthians pode ser perigoso demais para quem tem no setor ofensivo seu ponto forte: Lucas Lima, Geuvânio, Gabriel e Ricardo Oliveira. É muito talento para esperar. Aliar iniciativa à inteligência será o desafio.

Tite demorou 84 minutos para fazer alterações num jogo pra lá de resolvido contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador é astuto. Poderia ter preservado alguns titulares para bem antes se fosse de seu interesse. Talvez não seja.

Disputar duas competições simultaneamente já se revelou um drama no primeiro semestre, quando, mesmo com uma pré-temporada mais extensa, o treinador mudou o time em partidas decisivas como a semifinal do Paulistão, diante do Palmeiras. Imagina-se, por coerência, algo que ele costuma preservar, que na reta final do ano esse desgaste esteja acentuado.

O Timão tem por filosofia desenhar o encaminhamento do jogo ao seu gosto. Pressiona quando quer, adota cautela em muitos momentos, e o excesso dela é que leva à perda do controle das ações. Paciência será fundamental na quarta-feira. É possível fazer dois gols em cinco ou 10 minutos. Mas fazer quatro é dificílimo.

Resumo: o Corinthians não pode sofrer gols. Desafio agradável para quem tem a melhor defesa do Brasileirão (14 tomados em 20 partidas). Além de neutralizar Lucas Lima, a equipe terá de manter mais a posse de bola. Movimentar-se mais, usar mais as triangulações pelos lados do campo. Envolver o Santos, algo que esteve longe de se concretizar na Vila.

O bom desempenho de Vagner Love na vitória do fim de semana é um alento. Trata-se de uma equipe fria, que não costuma desperdiçar chances e mais chances. Até porque nem sempre as cria. A bola parada de Jadson, a velocidade de Malcom, que, em suas oscilações, é capaz de bagunçar uma defesa, e as aparições de Elias na área santista serão fundamentais.


VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! Corinthians tropeça diante do Racing, empata e decide vaga na final como visitante
- MACHUCOU! José Martínez se lesiona preocupa Corinthians em reta final de 2024
- GOLAÇOOOOOOO! YURI ALBERTO EMPATA PRO CORINGÃO! O jogo está empatado em 1 a 1!









4875 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Seg - 19:00 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Corinthians

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena
2 X 2
Corinthians
Racing Club
publicidade
publicidade
publicidade