20/8/2015 12:26

Rizek encara "partido corinthiano" em tom jocoso, mas narrador se empolga

Partido Nacional Corinthiano fez pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral e pode lançar candidato nas próximas eleições. Evaldo José elogia: "Ideia desafiadora"

Rizek encara
Segundo pesquisa Ibope, Corinthians tem a segunda maior torcida do Brasil

A mistura entre futebol e política definitivamente não é uma novidade no Brasil, mas a criação de um partido ligado a uma única torcida é, sim, algo inovador. No "Redação SporTV" desta quinta-feira, os comentaristas debateram o pedido de registro feito pelo Partido Nacional Corinthiano (PNC) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apresentador do programa, André Rizek não vê a iniciativa com seriedade. PC Vasconcellos também não enxerga com bons olhos um novo nicho político. Convidado do dia, Evaldo José, narrador da rádio CBN, foi o único a se empolgar com a ideia


– Acho desafiadora a proposta. Historicamente, o futebol sempre foi um instrumento de alienação e massificação. Havia um slogan consagrado no regime militar era que: " onde o Arena está mal, mais um clube no Nacional". Inchava o campeonato e angariava mais apoio político.

Pode propor uma reflexão neste momento, resgatar uma ideologia que foi escondida pelos partidos. Hoje você associa seu voto mais à pessoa que a uma ideologia. É um debate interessantíssimo.

O futebol atinge todas as camadas. A garotada hoje tem ódio à política. E depende dela. Contribui para a democracia. Ajuda na reflexão sobre o momento ruim que estamos passando no país e resgata um pouco do amor ao debate público em relação a vida do cidadão. Se isso servir para não enfatizar as diferenças, acho que é válido – analisou Evaldo.

Encarando a proposta como mais um "capítulo jocoso da nossa política" e se mostrando contrário ao uso do clubismo para a formação de um partido, André Rizek lembrou que o atual presidente do Vasco, Eurico Miranda, foi eleito deputado federal com a plataforma "Vou defender o Vasco no Congresso". Apesar de mostrar-se contrário à ideia, o narrador se manteve animado.

– Na origem de qualquer partido há uma representatividade. O cara levanta uma bandeira em busca de uma causa qualquer. Se o pretexto para tornar o Brasil um país melhor for levantar uma causa ligada ao futebol e depois ampliá-la, por quê não? A democracia permite isso. Já criaram partido ligado à religião, à defesa de minorias, a interesses dos mais variados. Por que não ligado ao futebol para depois se ampliar para uma compreensão mais ampla? – disse Evaldo.

Também na bancada, PC Vasconcellos disse acreditar que os problemas do Brasil não serão resolvidos com a criação de novos partidos. Na avaliação do jornalista, a ideia não vingará.

– Acho que a gente não precisa ficar trabalhando com nichos. Há uma expressão que uso: está todo mundo olhando muito para a sua árvore e esquecendo de olhar a floresta. Não passa pelo surgimento de um novo partido.

E com detalhe, quem conduz o processo?

É uma torcida organizada que protagoniza no estádio cenas que tiram dali o público familiar?

isso que está oxigenando a ideia? Não sei mas, se for, é mais lamentável ainda. O comportamento dessas pessoas no coletivo é um comportamento deplorável – opinou o jornalista.

De acordo com o TSE, após o documento ter sido protocolado, uma equipe técnica analisará os documentos e os submeterá ao ministro Henrique Neves, responsável por analisar se o pedido cumpre todas as exigências legais. O site da legenda afirma que o PNC iniciou o processo de criação em agosto de 2014. E se define como um "movimento de cidadãos e não de políticos".


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4170 visitas - Fonte: SporTV !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade