11/8/2015 09:39

Preparador revela ao L! como mudou destino dos goleiros de Timão e Sport

Mauri Lima conta ao L! que era a vez de Danilo Fernandes assumir a meta antes do jogo contra o Emelec, pela Libertadores. Cassio ganhou a chance, se firmou, virou um dos herois da inédita conquista e não saiu mais do time. Nesta quarta, duelam na Arena!

Preparador revela ao L! como mudou destino dos goleiros de Timão e Sport
Danilo, Mauri e Cássio em treino do Timão em 2014


Em maio de 2012, Tite e o preparador de goleiros Mauri Lima tomaram uma decisão que mudaria o destino dos goleiros que estarão frente a frente às 22h desta quarta-feira, em Itaquera, no duelo Corinthians x Sport. Cássio e Danilo Fernandes se revezavam no banco de Julio Cesar, que havia sido destaque do título brasileiro de 2011. Uma falha nas quartas de final do Paulistão diante da Ponte Preta, porém, culminou na saída de Julio. Era a brecha para os reservas.

Um, recém-chegado da Europa, trazido pelo ex-presidente Andrés Sanchez. O outro, criado na base, promovido desde 2008, à espera de uma oportunidade. A escolha foi a mais correta? Segundo Mauri, não. Mas foi tomada da melhor forma...

– Foi difícil, principalmente para mim. Na segunda-feira após a Ponte, o Tite me perguntou o que faríamos. Tinha cobrança em cima do Julio, da diretoria, torcida, imprensa... Era a vez do Danilo, a gente sabia disso. Ele estava treinando muito bem, voando, mas a minha escolha foi pelo Cássio, que estava treinando muito bem, estava com a cabeça boa, sem pressão...

Conversamos com os dois goleiros e depois nos reunimos. O Tite pediu para pensar e foi para casa. No outro dia, me chamou e disse que seria o Cássio mesmo. Talvez não tenha sido a escolha mais correta, por ser a vez do Danilo, mas graças a Deus tivemos discernimento para fazer a escolha da melhor forma possível – afirmou o preparador de goleiros do Timão, ao LANCE!.


Em 2015, por incrível que pareça, Danilo tem sido mais exaltado que o consagrado goleiro do Timão, herói do Mundial e da Libertadores. O goleiro do Sport não se cansa de fazer milagres e é apontado como o melhor do Brasileirão na posição. Já Cássio convive com a sombra do reserva Walter, que está em alta, e com a falta de sequência por lesões. No último domingo, o corintiano espalmou uma bola no meio da área, em rebote que Luis Fabiano aproveitou para poder empatar o Majestoso.

Além de significar a briga de duas equipes pela ponta da tabela (o Corinthians está quatro pontos à frente do Sport), o duelo é visto como um marco para os goleiros. Cássio tem necessidade de fazer uma grande atuação para confirmar que é o titular. Já Danilo enfrentará pela primeira vez o clube que o revelou. Será também a primeira vez na Arena Corinthians, estádio que ainda era sonho quando começou. Nesta terça, ele dará entrevista coletiva para falar do momento especial.
Do banco, Mauri terá orgulho e torcida dividida pela duas crias...

BATE-BOLA: MAURI LIMA, PREPARADOR DE GOLEIROS, AO LANCE!

‘Os dois estão no patamar dos grandes goleiros’
Como será ver nos dois gols desta quarta-feira os goleiros que você ajudou na carreira?
Fico muito feliz pelos dois. Cássio por ter conseguido tudo que conseguiu no Corinthians, a consagração depois de chegar desconhecido. Com o Danilo trabalhei sete anos e ele teve grande crescimento, melhorou em todos os quesitos... A fase dele hoje não é surpresa. Ele sempre mostrou empenho e profissionalismo. Os dois estão no patamar de grandes goleiros.

Hoje em dia, a sombra do Walter está grande para o Cássio...
Eu trabalho os quatro goleiros da mesma forma. Matheus Vidotto teve crescimento enorme, o Caíque França também tem grande qualidade... Walter sabíamos que ele poderia surgir como foi o Cássio em 2012. Ele cresceu muito, mostrou empenho e profissionalismo nos treinos e adquiriu confiança. Essa confiança permitiu a ele que mostrasse o potencial.

Antes do jogo do São Paulo agora, o Tite chamou Cássio e Walter e falou que não tem preocupação no gol, que os dois estão no mesmo nível. O Corinthians está muito bem servido. O goleiro que está jogando tem de estar sempre preocupado. O goleiro que está na reserva, tem de estar ainda mais preparado que o titular. Quando puder entrar, tem de adquirir a confiança do grupo, do treinador, da torcida... É isso que Walter tem feito. Esperamos que os dois tenham sempre sucesso quando forem escalados.

Não só os dois, mas vários goleiros que passaram por você hoje fazem sucesso em outros clubes...

Se dependesse de mim, queria estar com todos ainda, que todos pudessem jogar comigo. Mas eu sempre falei para alguns que, pela qualidade que tinham, teriam de sair para jogar mais, para aparecer... Exceto pelo Cássio e Walter, peguei todos os outros saindo da base e se formando na carreira. Goleiro ganhar chance é muito difícil.

A satisfação é grande de ver o sucesso deles, todos andando com as próprias pernas. Eles fizeram por onde, mereceram, são profissionais altamente corretos. O trabalho que fizemos ajudou para que eles pudessem melhorar. Nunca houve nenhum tipo de desentendimento.

O respeito e a torcida por todos era a mesma. Não tem maldade no coração de ninguém. Hoje, contam com excelentes profissionais em seus clubes para poderem estar bem. No Corinthians, o trabalho feito na base também é excelente, desde o sub-11. Os goleiros chegam com muita qualidade para o profissional, só provando que temos os melhores profissionais desde a base.

Julio Cesar foi sua maior 'vitória' como preparador?
Em 2011, ele estava em uma fase excepcional. Uma das maiores conquistas para mim foi aquele título brasileiro com o Julio bem. Nós sempre pressionados, contra tudo e contra todos, e graças a Deus fomos coroados com aquela conquista. Em 2012, ele começou bem também, mas começou enorme cobrança sobre ele. Ficamos muito pressionados e não sabíamos como seria na Libertadores.

Você ainda mantém contato com os seus ex-goleiros?
Sempre falo com eles, troco mensagens. Quando sei que vão jogar, procuro assistir à partida. Julio vejo até mais, porque está no Náutico, que está no meu coração. Foi o clube que defendi, onde comecei a carreira de preparador de goleiros... Se vejo, gosto de dar uma cobrada (risos). "Caiu por quê? Por que não esperou para pular?"...

Nunca deixei de acompanhá-los e torço todos os dias por eles. Todos são merecedores do que estão vivendo. Treinador de goleiros não pode trabalhar para si próprio. Sempre vou ser chato, reclamar, mostrar o que está errado, para o bem deles. Nós temos de orientar e corrigir para fazer o goleiro ser tecnicamente superior a cada dia.



Danilo Fernandes tem se destacado pelo Sport


DANILO FERNANDES: DE CRIA A RIVAL
Estreia
Após longa espera só treinando, Danilo fez sua estreia em 7 de agosto de 2011, no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, pelo Brasileirão. O então titular Julio Cesar havia sofrido uma luxação exposta no dedo.
Quase – I

Em 2012, ele era o primeiro da fila para substituir Julio Cesar na meta corintiana, mas Tite e Mauri optaram por Cássio, que tornou-se herói na conquista inédita da Copa Libertadores.
Quase – II

Em 2013, Danilo também era a primeira opção para a meta, mas Tite revezava ele e Walter na reserva. Cássio lesionou-se em duelo contra o Criciúma, pelo Brasileirão. Walter estava no banco, entrou e foi bem. Então, foi mantido como titular no duelo diante do Grêmio, pela Copa do Brasil.

Adeus rumo ao Sport
No ano passado, o goleiro disputou apenas um jogo pelo Timão. Seu contrato encerrou-se em dezembro e não foi renovado. O jogador acertou com o Sport e começou na reserva de Magrão, que se lesionou. Após aproveitar a oportunidades, virou um dos destaques da equipe no Brasileirão de 2015.

OUTROS PUPILOS DE MAURI

Walter
Reserva do Timão se credenciou para ser titular após ótimas atuações. Torcida já faz campanha por ele, que aumenta sombra para Cássio na meta.

Julio Cesar
Indicado por Mauri ao Náutico, seu ex-clube e onde iniciou sua carreira de preparador, tem sido destaque na Série B. No Timão, foi titular no título brasileiro.

Weverton
Reserva do Timão com Mano Menezes, saiu em 2009, passou por clubes do interior até virar destaque e ser titular absoluto do Atlético-PR.

Rafael Santos
Sem chance como titular na equipe alvinegra, rodou clubes até ir bem na Portuguesa e, agora, brilhar no Guarani, na Série C do Brasileiro.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3123 visitas - Fonte: LanceNet !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade