Juan Martínez, o 'Burrito': passagens infelizes por Corinthians e Boca Juniors
Em julho de 2012, o argentino Juan Manuel Martínez, o "Burrito", chegou com muita fama e pinta de craque ao Corinthians, que pagou R$ 6 milhões para tirar o atacante do Vélez Sarisfield, comprando 75% de seus direitos.
Em janeiro de 2013, porém, o atacante se irritou com a falta de chances de titular e, mesmo tendo se sagrado campeão do Mundial de Clubes havia poucos dias, pediu para ser negociado.
Como Alexandre Pato havia sido contratado, o clube do Parque São Jorge não viu problemas, e topou negociar 50% dos direitos do gringo.
Quem arrematou foi o Boca Juniors, que pagou R$ 6,1 milhões para levar o "Burrito", desejo antigo da diretoria xeneize. Novamente, ele chegou com banca, mesmo já tendo declarado que era torcedor do rival River Plate quando jovem.
Mas não vingou...
Quase três anos depois da transferência, Martínez vive no limbo, mesmo com apenas 29 anos. Sem agradar o técnico Rodolfo Arruabarrena, vinha ficando de fora até mesmo do banco, mesmo roteiro que ocorreu com Daniel Angelici, treinador anterior.
As diversas lesões, assim como o relacionamento ruim com os companheiros, são apontados pela imprensa argentina como motivos de seu fracasso em La Boca.
Desgostoso, pediu para ter seu seu contrato, que ia até dezembro, rescindido. O Boca, que recentemente acertou o retorno do ídolo Carlitos Tevez, aceitou, e finalizou seu vínculo com o jogador no fim do mês passado.
Com passagens pela seleção argentina e títulos importantes no currículo, o atacante deve ter imaginado que iriam chover propostas para contar com seu futebol.
Mas, até agora, nenhuma apareceu.
'Burrito' Martínez durante treino do Vélez
Para manter a forma, então, o "Burrito" pediu um favor ao Vélez, time que o formou e o atleta defendeu por quase 10 anos: que pudesse usar as instalações do clube para treinar e manter a forma enquanto espera por um interessado em contar com seus serviços.
A equipe de Liniers aceitou, mas deixou claro: não iria contratá-lo.
Martínez topou mesmo assim, e, desde o início desta semana, vem treinando com o plantel comandado pelo técnico Miguel Ángel Russo. Aparentemente, está recuperado das lesões.
Agora, só resta esperar.