Com o técnico Tite, do Corinthians, como convidado, o "Bem, Amigos!" fez uma enquete nesta segunda-feira: treinador ganha jogo? Uma das respostas foi do atacante Emerson Sheik, hoje no Flamengo. O jogador lembrou das duas oportunidades em que trabalhou com o comandante no Parque São Jorge e fez uma grande homenagem.
- Eu acho sim que treinador ganha jogo. Inclusive, tem um aí que eu já mudar a história de partidas importantes, de extrema dificuldade. Então minha opinião é que treinador ganha jogo, tem uma importância fundamental na partida. Alguns atletas têm dificuldade de raciocinar, de pensar.
O treinador no vestiário pode mudar uma partida, e com as alterações também. Desse que está aí, eu sou suspeito para falar. Tenho uma admiração, um respeito enorme por ele, como profissional e como pessoa também. Tive o privilégio de poder estar perto dele e poder desfrutar da pessoa que ele é. Ele sabe do amor que sinto por ele. Professor, um beijo para o senhor, muita saudade, muita saudade do puxão de orelha - disse Emerson, em vídeo enviado ao programa.
Acompanhado dos filhos Henry e Emerson Filho, o atacante pediu para os meninos dizerem: "Obrigado por tudo, Tite" no encerramento da gravação. O técnico do Corinthians agradeceu as palavras e elogiou bastante o jogador.
- O Emerson empresta coragem às equipes onde ele trabalha. Qualquer que seja a adversidade, no momento mais difícil, pode contar com ele.
Ele é muito importante. O respeito é muito recíproco. A história dele de vida, de que ofereceram grana para ele passar a droga. Ele optou não receber a grana e jogar futebol. Ele já dá uma lição de vida. E, quando coloca os filhos, o cara arrebenta. É a coisa mais sagrada que a gente tem. Os dois moleques dele são muito legais.
No Corinthians, com o comando de Tite, Emerson conquistou cinco títulos: Mundial de Clubes (2012), Taça Libertadores (2012), Campeonato Brasileiro (2011), Recopa Sul-Americana (2013) e Campeonato Paulista (2013). Em junho deste ano, o jogador deixou o Timão para voltar ao Flamengo.
Victor e Fernando Prass também respondem à enquete
Os goleiros Victor (do Atlético-MG) e Fernando Prass (do Palmeiras) também enviaram vídeos ao "Bem, Amigos!" respondendo à pergunta. E os dois tiveram opiniões parecidas a respeito do tema.
- Penso que o treinador é um grande aliado dos atletas, no sentido de mantê-los motivado e passar as instruções corretas. Por outro lado, uma substituição mal feita ou uma ideia mal interpretada pode colocar em risco todo o trabalho. Mas o que realmente determina a vitória é a atitude e a postura dos atletas dentro de campo - afirmou o ídolo do Galo.
- Na minha opinião, treinador não ganha jogo sozinho, assim como nenhum elemento dentro do futebol. Claro que ele é muito importante em todo o processo, porque organiza, treina, monta o time, mantém o grupo motivado. É a peça principal nesse processo todo. Mas dizer que treinador ganha jogo é uma opinião muito superficial - disse o arqueiro alviverde.