9/7/2015 13:46

Medalhista de ouro no Pan-2011, Leonardo de Deus relembra confusão com ‘touca da sorte’

Após vencer os 200m borboleta, Léo de Deus foi desclassificado por causa da touca; erro da arbitragem na fiscalização devolveu a vitória

Medalhista de ouro no Pan-2011, Leonardo de Deus relembra confusão com ‘touca da sorte’
Leonardo de Deus fechou os 200m borboleta no Pan-2011 com o tempo de 1min57s92


Nesta terça-feira (14), as provas de natação começam a ser realizadas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Um dos representantes do Corinthians na Seleção Brasileira, Leonardo de Deus participará pela segunda vez do evento. Na primeira participação, em Guadalajara-2011, foi protagonista de um dos principais momentos da competição.

Em Guadalajara (MEX), o nadador representou o Brasil nos 200m borboleta. Com a melhor marca pessoal no Mundial de Piscina Curta realizado em Xangai (CHI) meses antes, o atleta resolveu disputar a prova com a mesma touca que havia trazido bons resultados, como um amuleto da sorte. A partir desta escolha se iniciou uma das histórias mais marcantes da carreira de Leonardo de Deus e dos Jogos de 2011.

“Em 2011, eu tinha participado do campeonato Mundial de Piscina Curta, que era no mesmo ano do Pan-Americano. Eu tinha nadado o Mundial com esta touca e tinha feito minha melhor marca pessoal. Só que no Mundial, a gente tem o patrocínio da Yakult na touca e nos Jogos Pan-Americanos nós não podemos nadar com nenhum patrocinador. Porém, eu com 20 anos, primeiro Pan, não sabia. Fui para o balizamento com a minha touca da sorte e antes de nadar, a gente passa pelo check-up de touca, óculos e traje. Os árbitros avaliaram, disseram que estava tudo certo e me deixaram entrar na água. Do balizamento, me classifiquei para as finais, onde eu fui o medalhista de ouro. Só depois de ganhar a medalha que os árbitros notaram a minha touca e me desclassificaram”, contou.

Após sair da água, extremamente feliz pelo feito, Leonardo de Deus percebeu que o placar indicava que ele estava desclassificado. O nadador não conseguia entender o motivo, imaginava que havia cometido algum erro, mas não que era por conta da touca. Ao ser avisado que o motivo da desclassificação havia sido devido ao seu amuleto da sorte, o atleta desmoronou em choro.

“Foi muito ruim. Eu lembro até hoje que eu falei comigo mesmo: ‘Não acredito. Tenho 20 anos, estou no meu primeiro Pan-Americano e já ganhei uma medalha de ouro. Sou campeão’. Nessa hora eu já estava agradecendo a Deus e a todo mundo, só que começou a repercussão de que eu não tinha ganhado a medalha. Naquela época eu não tinha experiência, era muito garoto. Quando me falaram que eu havia sido desclassificado, era como se o mundo houvesse caído sobre mim, minha boca ficou seca e eu comecei a chorar”, contou Léo de Deus.

A partir deste momento foram aproximadamente 40 minutos de indefinição dos árbitros e desespero de Leonardo de Deus. “Foram mais ou menos 40 minutos de espera que chegou a atrasar a competição. O que me deixou mais triste foi ver que os nadadores, o americano, o outro brasileiro, Kaio Márcio, e o colombiano já estavam arrumados, com traje e bandeira para subir ao pódio. Nessa hora eu olhava, e chorava ainda mais. Pensava comigo: ‘Os caras vão subir no pódio mesmo e eu vou perder a medalha. Não acredito que eu perdi por causa disso’. E a discussão continuava rolando, pois iriam tirar uma medalha do Brasil e dar para os Estados Unidos, por uma irregularidade da arbitragem dos Jogos Pan-Americanos”, explicou.

Contudo, a história teve um final feliz e mais emocionante do que poderia ser. A confusão da touca da sorte de Leonardo de Deus deixou a vitória e a primeira conquista do nadador nos Jogos Pan-Americanos ainda mais marcante. O atleta afirma que foi uma das medalhas mais comemoradas de sua carreira.

“Na hora em que eu subi naquele pódio era como se eu estivesse realizando um sonho. Eu lembro que em 2003, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, eu vi o Xuxa ganhando uma medalha de ouro nos 50m livres e levantando os braços para comemorar. Ao meu lado, meu pai dizia que um dia eu estaria ali, sendo medalhista de ouro no Pan-Americano. E eu estava começando a nadar. Só ficava imaginando como seria esse momento. E eu me lembrei dessa cena oito anos depois, quando venci os 200m borboleta em 2011. Para mim foi uma realização pessoal”, contou.

Mais experiente e tranquilo, Leonardo de Deus irá participar de três provas nesta edição dos Jogos Pan-Americanos de Toronto: 200m borboleta, 200m costas e 400m livre.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3459 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade