7/7/2015 12:37

Memória Fiel: Jacenir, o lateral que parou Mário Tilico na final do Brasileirão de 1990

O campeão brasileiro pelo Timão contou como foi a pressão pré-jogo daquela decisão e como foi desacreditado pela imprensa: ''Falavam que o Mário Tilico passaria por cima de mim''

Memória Fiel: Jacenir, o lateral que parou Mário Tilico na final do Brasileirão de 1990
Jacenir fez parte do histórico time de 1990 que conquistou o primeiro título brasileiro do Corinthians


Em 1990, na final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, em busca de um título inédito, era considerado o azarão nas partidas decisivas contra o São Paulo. A imprensa apontava vários fatores que colocavam o rival como favorito. Um deles estava relacionado às jogadas de lado de campo. Como o Timão pararia o ponta direita Mario Tilico, a contratação mais cara de uma equipe brasileira na época. A missão foi dada ao lateral esquerdo Jacenir, que lembra muito bem do que falavam na época. Muitos diziam que o jogador do Timão fracassaria.

"Havia uma pressão muito grande [pela imprensa da época] já dando o título para o São Paulo. Inclusive falavam que o Mário Tilico passaria por cima de mim. A maior preocupação do corinthiano era o Mário Tilico. Eu tinha uma responsabilidade muito grande. O Nelsinho conversou comigo e me deu segurança", relembrou Jacenir.

Com muito treino e trabalho, Jacenir e os companheiros traçaram a estratégia para dar a resposta dentro de campo a quem não acreditava na defesa do Corinthians de 1990. "O Mauro Tilico tinha dificuldades quando recebia a bola no pé para jogar contra nós. Se por acaso ele recebesse, deixaríamos um espaço para que ele viesse. Quando eu fosse atacado, que ele daria o tapa para atacar, alguem me cobria (Márcio ou Mauro). Foi uma combinação muito boa", contou.

Ou seja, o Corinthians de 1990 já tinha elementos vistos nas táticas do futebol atual, com os jogadores de frente ajudando na marcação e na cobertura defensiva. Muita dedicação e abnegação, que eram características daquele grupo.

O resultado foi visto dentro de campo. O favorito São Paulo não conseguiu fazer gol no Corinthians nos 180 minutos de decisão. Mário Tilico, apontado como futuro carrasco de Jacenir, foi substituído em ambas as partidas sem vencer o duelo projetado pela imprensa.

"Foi um momento muito especial para mim, quando houve a conquista, todo mundo elogiando pelo trabalho que eu fiz. No vestiário, falavam 'Aí, Jaça, viu, falaram para caramba, mas você foi firme'. Até hoje eu escuto o Neto e o Ronaldo falando sobre isso", declarou Jacenir.

Dessa forma, o ex-lateral esquerdo do Timão entrou na história como integrante do time que deu o primeiro título nacional ao Corinthians. "Muitas pessoas passaram aqui no Corinthians e não conseguiram conquistar um Campeonato Brasileiro. Nomes que nos antecederam e eram muito fortes. Encontro com muitas pessoas que eram crianças [em 1990] e hoje se tornaram adultos. Fico muito contente de lembrar isso. Isso nos traz uma alegria muito grande. A historia foi feita e está na lembrança de todos", concluiu.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









6675 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Realmente, tive o prazer de ver não só esse, mas os 2 jogos da final, o timao foi implacável, quando invertemos o resultado no primeiro jogo, tinha a certeza que aquele título seria nosso! Valeu Jacenir, Marcio, Tupã, Neto, Ronaldo, Fabinho, Wilson Mano, Mauro, Paulo Sérgio, e outros que agora me fugiu da memória, obrigado.....

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade