1/7/2015 07:57
Corinthians procura mostrar "um pouquinho mais de carinho" com a base
Alessandro é o responsável pela integração da base com o grupo de Tite
Frequente alvo de críticas pelo baixo aproveitamento de jogadores promovidos das categorias de base, o Corinthians está tentando mostrar que dá valor a elas. Embora seja muito pouco afeito à utilização de garotos, o técnico Tite procurou convencer os profissionais que dirigem as equipes menores de que está atento.
Houve uma reunião de mais de três horas de duração na última segunda-feira com a participação das comissões técnicas de todos os times desde o sub-11. A ideia é que haja um entrosamento maior entre o futebol amador e o profissional, integração que é responsabilidade do coordenador técnico Alessandro.
O encontro serviu mais para demonstrar disposição em aproveitar os garotos do que efetivamente para definir qualquer diretriz. “Foi um bate-papo longo, não teve nenhum tema principal. Futuramente, nos próximos encontros, a gente vai pontuar alguma pauta e falar especificamente sobre ela”, disse o ex-jogador.
Tite usou muito pouco os jogadores promovidos neste ano. Grande nome na conquista da Copa São Paulo, o volante Marciel, por exemplo, só estreou no último final de semana – por 30 minutos, e porque simplesmente não havia mais nenhum atleta da posição à disposição.
Outro dos destaques no título da Copinha, Matheus Cassini foi vendido ao Palermo sem fazer uma partida sob comando do gaúcho. A ideia é que a história não se repita com Matheus Pereira, de 17 anos, eleito melhor jogador na conquista do Corinthians no Mundial sub-17, no mês passado, na Espanha.
Enquanto vai repetindo com suas novas promessas o que já fez com outras – como Marquinhos e Éverton Ribeiro, que, sem chances com Tite, foram brilhar longe do Parque São Jorge –, o Corinthians prefere investir na experiência de jogadores de qualidade duvidosa, como Rildo. Assim, Matheus Pereira espera mais um pouco.
“É um processo. No fundo, todos nós procuramos ter um pouquinho de calma nesse processo, que implica na subida dele, nos treinamentos, no relacionamento com o grupo principal. É a preocupação que temos para botar o atleta no momento adequado, para que ele tenha o suporte necessário nessa vinda”, comentou Alessandro.
Subiram recentemente ao grupo principal os meio-campistas Gustavo Viera e Matheus Vargas. Foi a primeira de uma série de medidas adotas pelo clube para diminuir a percepção de que negligencia seus garotos, campeões de torneios importantes recentemente.
A diretoria espera que a distância entre base e profissional diminua com a conclusão do centro de treinamento dos jovens, em construção ao lado do CT do elenco de cima. Assim, vai se tornar mais frequente a participação de meninos em atividades do grupo comandado por Tite.
“O Corinthians sempre deu uma importância grande para a sua base. Se não revelou muito em um passado recente, não sei bem por quê”, afirmou Alessandro, explicando a intenção atual: “Estamos procurando fazer o que sempre foi feito, talvez com um pouquinho mais de carinho e atenção”.
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Yuri Alberto deve receber proposta da Inglaterra no fim da temporada
- É DO TIMÃO! Hugo Souza se emociona após ser comprado pelo Corinthians e se declara
- Articulação nos bastidores garante pagamento do Corinthians ao Flamengo por Hugo Souza
31686 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva !
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas