22/6/2015 08:08

Escuta de Grondona revela influência em polêmico Timão x Boca de 2013

Conversa do falecido presidente da AFA, divulgada por TV, mostra que entidade teria indicado Amarilla para apitar duelo da Libertadores, além de outras irregularidades

Escuta de Grondona revela influência em polêmico Timão x Boca de 2013
A crise que está vivendo o futebol atingiu a Federação Argentina (AFA) na noite deste domingo. Uma série de 11 escutas reveladas pelo canal América TV mostraram irregularidades que teriam sido cometidas por Julio Grondona durante os 35 anos em que foi presidente da entidade, até sua morte no ano passado. Entre as acusações, a de que o ex-dirigente teria influenciado na indicação do árbitro Carlos Amarilla para Corinthians e Boca Juniors pelas oitavas de final da Libertadores de 2013, em jogo recheado de polêmicas.

- Saiu bem no fim. Ninguém queria a este louco de m..., e o maior reforço que o Boca teve no último ano foi Amarilla - diz Grondona em um trecho das escutas reveladas pela América TV.

Em 2013, o paraguaio Carlos Amarilla apitou o jogo de volta entre Corinthians e Boca, pelas oitavas de final da Libertadores, no Pacaembu. Depois da vitória argentina na primeira partida por 1 a 0, o Timão teve dois pênaltis não marcados, um gol mal anulado e acabou eliminado após o empate por 1 a 1 em São Paulo.

A conversa de Grondona sobre a Libertadores é com Abel Gnecco, representante da AFA no Comissão de Arbitragem da Conmebol. Gnecco revela como pressionou Alarcón (provável referência a Carlos Alarcón, diretor da comissão) para escalar Amarilla.

- "Gostam aí na Argentina do Amarilla?" Olha, se não gostam dele, não sei. Eu gosto, bota ele e deixa de me encher o saco. Para Alarcón, me bota o Amarilla e para de encher. Bom, assim foi, o pôs e bom... e saiu bem porque, bom, tem que ser assim... - disse Gnecco a Grondona.

A conversa entre os dois seguiu com uma longa discussão sobre a arbitragem de Boca Juniors x Newell's Old Boys, confronto das quartas de final da Libertadores daquele ano. Apesar de os jogos terem sido apitados por dois dos três juízes na lista de Grondona e Gnecco (Mauro Vigliano e Germán Delfino), o Newell's avançou depois de dois empates por 0 a 0 e uma disputa de pênaltis com 23 cobranças. Acabou eliminado na semifinal pelo futuro campeão Atlético-MG, também nos pênaltis.

Além da influência na indicação da arbitragem para jogos da Conmebol, as escutas também mostram outras irregularidades, como o intuito de Julio Grondona de fraudar o pagamento de impostos; a tentativa de incentivo ao Colón para vencer o Argentinos Juniors e evitar o rebaixamento do Independiente; a mudança dos horários de jogos televisionados do Campeonato Argentino; e a prova da relação estreita entre o ex-presidente e Alejandro Burzaco, empresário suspeito de participar do esquema de corrupção na Fifa que se entregou à polícia da Itália no dia 9 de junho.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o América-RN
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense









18174 visitas - Fonte: Globo Esporte !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade