21/6/2015 12:41

Inédito, invicto, histórico! Há 20 anos, Corinthians conquistava Copa do Brasil pela primeira vez

O Timão finalizou uma campanha impecável, com oito vitórias e dois empates, ganhando do Grêmio em pleno estádio Olímpico, com gol de Marcelinho Carioca

Inédito, invicto, histórico! Há 20 anos, Corinthians conquistava Copa do Brasil pela primeira vez
Ronaldo, André Santos, Célio Silva, Henrique, Silvinho, Zé Elias, Bernardo, Marcelinho Carioca, Souza, Viola, Marques, Vitor, Tupãzinho, Marcelinho Paulista, Fabinho, Elivélton, Ezequiel, Eduardo Amorim, entre outros. Esses são os nomes dos profissionais que entraram para a história do Corinthians no dia 21 de junho de 1995, data que é mais uma das guardadas eternamente no coração dos corinthianos. Há 20 anos, o Timão conquistava pela primeira vez o título da Copa do Brasil, após vencer duas vezes o Grêmio na decisão.

A campanha até a conquista foi impecável, com oito vitórias e dois empates. Na primeira fase, o rival foi o Operário-MT. Após empate fora, o Timão goleou por 4 a 0 e passou de fase. Na sequência, o Corinthians não teve problemas contra o Rio Branco-AC e garantiu a classificação após duas vitórias. Nas quartas de final, viria o Paraná Clube. O empate por 0 a 0 fora trouxe a decisão para dentro do Pacaembu e a vitória suada alvinegra por 2 a 1 colocou o time do Parque São Jorge nas semifinais da competição.

Na disputa pela vaga na final, um clássico nacional contra o Vasco. No Maracanã, Marcelinho fez o gol que deixou o Corinthians em vantagem para a partida de volta. Uma goleada alvinegra por 5 a 0 com show de Viola no Pacaembu selou a vaga corinthiana na decisão do torneio, em que enfrentaria o Grêmio, que tinha a fama de ser um time copeiro, experiente em mata-mata, e dois meses depois seria campeão da Copa Libertadores da América daquele ano.

O capítulo final da Copa do Brasil de 1995 seria dividido em duas partidas, uma no Pacaembu, outra no Olímpico. Em São Paulo, no primeiro confronto, O Corinthians saiu na frente com Viola, o Grêmio empatou a partida, mas apenas seis minutos depois, Marcelinho Carioca cobrou falta magistral no contrapé do goleiro Danrlei e fez 2 a 1 para o Timão. “Ficou muito marcada aquela cobrança do Marcelinho porque sabíamos que levar um bom resultado pro Sul mudaria tudo. Lá o clima não seria dos mais fáceis”, contou o ex-lateral Silvinho.

Para ser campeão da Copa do Brasil, o Timão foi ao estádio Olímpico no dia 21 de junho de 1995 e aguentou a pressão do Grêmio e de mais de 45 mil torcedores gremistas durante grande parte do jogo. O empate já dava o título, que foi garantido aos 27 minutos do segundo tempo, em um lance inesquecível para toda a Fiel.

Marques puxou um contra-ataque e tocou para Viola dentro da área, que tentou dominar e foi desarmado parcialmente pelo marcador gremista. Porém, a bola sobrou para Marcelinho Carioca, que a rolou para o fundo das redes, vencendo o goleiro Danrlei. O resultado de 1 a 0 era suficiente para calar o estádio Olímpico e começar a festa alvinegra.

“Tínhamos um time preparado para suportar a pressão em Porto Alegre. Nosso estilo de jogo se encaixava a forma aguerrida, porém técnica, de jogar do Grêmio. Apesar daquela equipe ter sido composta por muitos pratas da casa e não ter tanta técnica, desempenhamos nosso papel com confiança", relembrou Silvinho.

Conquista inédita e invicta -- a exemplo da Libertadores de 2012. Uma equipe que entrou para a história do Corinthians, que elevaram ainda mais o nome do clube no cenário nacional.

CAMPANHA ATÉ O TÍTULO

Primeira fase

Operário-MT 1 x 1 Corinthians
Corinthians 4 x 0 Operário-MT

Oitavas de final
Rio Branco-AC 0 x 3 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Rio Branco-AC

Quartas de final
Paraná 0 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Paraná

Semifinais
Vasco 0 x 1 Corinthians
Corinthians 5 x 0 Vasco

Final
Corinthians 2 x 1 Grêmio
Grêmio 0 x 1 Corinthians

O JOGO DO TÍTULO

GRÊMIO 0 X 1 CORINTHIANS
Copa do Brasil 1995, final, jogo de volta

Data:
21/06/1995
Local: Olímpico, Porto Alegre-RS
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas
Gol: Marcelinho Carioca (COR) aos 27 minutos do segundo tempo
Cartões vermelhos: Paulo Nunes (GRE) e Silvinho (COR)

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Adílson, Rivarola e Carlos Miguel; Dinho (Alexandre), Gélson, Luís Carlos Goiano e Arílson; Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORINTHIANS: Ronaldo; André Santos (Vitor), Célio Silva, Henrique e Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho Carioca e Souza; Marques (Tupãzinho) e Viola. Técnico: Eduardo Amorim


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









9117 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade