O corinthiano que, mesmo longe, levou consigo o amor e a vontade de estar perto do time.
Da paixão em ir aos estádios à dificuldade de acompanhar o Corinthians no período do intercâmbio até organizar um amistoso internacional. Essa é a história de Mathieu Anduze.
Em julho de 2014, Mathieu, então com 20 anos, decidiu fazer um intercâmbio em Londres. Foi também nessa época que estreitou as relações com a história de seu clube de coração. Inicialmente a busca por alguma atividade extracurricular ligada ao esporte era uma de suas metas. Contudo, mesmo conseguindo um estágio em uma agência do ramo, Anduze não estava satisfeito. O torcedor sentia a ausência da convivência com o Corinthians, cujos jogos acompanhava sempre pela internet.
Para tentar preencher esse vazio ele resolveu ir atrás do Corinthian Casuals, time que inspirou a fundação do Corinthians. Mathieu enviou um email para Chris Watney, um dos representantes do Casuals, dizendo que estudava marketing, que era corinthiano e que gostaria de saber se eles precisavam de alguma ajuda. “Foi um email despretensioso, justamente por não ter conhecimento sobre a estrutura do clube e a existência de um departamento responsável pelo marketing, mas que não custava tentar”, disse Anduze.
Para a alegria do corinthiano, veio a resposta, convidando-o a assistir a uma partida e marcando uma conversa. Chegando lá, se deparou com uma estrutura simples e uma boa recepção por parte do pessoal do Casuals.
Durante o encontro, Mathieu conheceu Jay Barrymore e Chris Watney, que aceitaram sua ajuda. A partir de então, iria se encontrar com eles para ajudar a buscar e executar novas estratégias marketing para o clube.
Mesmo que a relação não lhe oferecesse retorno econômico, a paixão pelo Timão e a felicidade pela oportunidade o motivaram. Assim, o jovem ajudou a criar um evento para brasileiros, com o intuito de atrair os conterrâneos, exaltando a associação com o Corinthians e a importância da participação dos torcedores. O evento foi um sucesso. Além de notas em cinco jornais, resultou em aumento de vendas e público nos jogos.
Próximo ao final de seu intercâmbio, foi a vez do destino agir. Chris Watney visitou o Brasil e dessa visita nasceu a oportunidade de um amistoso entre Corinthian Casuals e Sport Club Corinthians Paulista. Aquilo representava um sonho para Mathieu: participar de um evento em que prestaria assistência a seu clube de coração.
De volta ao Brasil, ao lado de Jay e Chris, Mathieu, trabalhou na organização do roteiro do clube inglês no Brasil: jogo da Copinha, tarde de autógrafos, visita à quadra de torcida e o grande amistoso. O jovem ainda teve a oportunidade de atuar como tradutor no programa Donos da Bola, do ex-jogador Neto, aproveitando para fazer um anúncio para conseguir patrocínio para o clube inglês durante o jogo que seria realizado.
Mathieu diz que o dia do jogo se transformou em uma das melhores experiências que já teve. Ele conheceu todo o estádio, ajudou na preparação do pré-jogo, conversou com patrocinadores e resolveu diversas situações que surgiram. Além disso, Mathieu também pode conhecer uma das pessoas que mais tem sua admiração: o técnico Tite.
“No fim, tudo aconteceu graças a minha paixão pelo Corinthians, se não fosse essa conexão que tenho com o clube, jamais enviaria o e-mail que me levou a toda essa experiência, que foi uma das melhores, se não a melhor da minha vida”, diz Mathieu.
O apaixonado deixou ainda seu agradecimento para aqueles que contribuíram para que seu sonho se realizasse. “Agradeço ao Casuals por aceitar minha ajuda, ao Corinthians por ter participado e torço para continue essa parceria importante”.