31/5/2015 14:44

[OFF] Tecnologia de ponta marca início da preparação do para a Copa América

Hidratação e recuperação rápida dos atletas é o grande foco da comissão técnica da seleção brasileira que terá apenas seis dias para treinar a equipe antes da competição

[OFF] Tecnologia de ponta marca início da preparação do para a Copa América
A seleção brasileira se apresenta nesta segunda, na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, para iniciar a preparação para a Copa América, no Chile e a tecnologia tem chamado a atenção de todos, inclusive a do técnico Dunga. Mais uma vez a equipe não terá tempo suficiente para treinar como deveria. Serão apenas seis dias e, por isso, a hidratação e recuperação dos atletas são pontos onde a comissão técnica pretende atuar mais. Em uma visita ao Instituto de Ciência do Esporte, em Bradenton, Flórida, EUA, a comissão técnica da seleção brasileira pôde observar tudo o que existe de mais moderno para a preparação e recuperação física de um atleta. Dunga analisou o trabalho que vem sendo feito em sua segunda passagem pelo comando da Seleção e se mostrou bem atento também ao lado emocional de seus comandados depois do fracasso do Brasil na Copa do Mundo.

- Sou perfeccionista quero sempre mais, mas estou muito feliz, muito satisfeito, contente com o rendimento dos jogadores, principalmente com o comprometimento, como os jogadores enfrentaram as críticas depois da Copa do Mundo e deram uma resposta onde tem que ser dado, dentro do campo. Abaixaram a cabeça e foram trabalhar fazendo o que eles mais gostam e mais sabem fazer - afirmou Dunga.

Desde 2013 a Seleção usa a alta tecnologia para medir a hidratação do jogadores e melhorar não só o desempenho dos atletas, mas também acelerar o processo de recuperação após as partidas. Através de um simples adesivo, que retira amostras de suor de cada jogador, é possível determinar a quantidade exata de sais minerais e líquidos que cada um precisa repor. Durante uma partida ou treino, um atleta pode perder até 2,5L de líquido através do suor. Com base nos resultados, uma bebida específica é desenvolvida e tudo isso é monitorado por um sistema que conta com uma garrafa inteligente. A cada gole, ela informa à comissão o quanto cada jogador está se hidratando.

- Vai ser complicado, difícil como sempre foi. Talvez a mais difícil dos últimos anos pelo crescimento das outras equipes sul-americanas, porque tem muito jogador na Europa.

A seleção ainda terá dois amistosos antes de disputar a Copa América, em junho. O primeiro confronto será contra o México no dia 7 de junho, Honduras, no dia 10, e estreia na competição no dia 14, contra o Peru.

- Esse ano vai ter bastantes candidatos, o próprio Chile que joga em casa, Argentina, Paraguai e Uruguai que vêm fazendo boas Copas Américas. Colômbia tem se tornado forte porque seus jogadores têm uma experiência diferente fora do seu país, na Europa. Vai ser bastante complicado, mas é bom. Quanto mais complicado o jogador brasileiro gosta do desafio.

A Argentina, vice-campeã do mundo, terá em campo os astros Messi, do Barcelona, Tevez, do Juventus e Di Maria do Manchester United. A Colômbia aposta na dupla formada por James Rodrigues, do Real Madrid, e Falcão Garcia, do Manchester United. O Chile conta com Alexis Sanches, do Arsenal, e Vidal, do Juventus. Sem Suarez, que cumpre punição por morder Chiellini na Copa do Mundo, o Uruguai tem Cavani, do PSG.

Na lista de Dunga a única surpresa é a ausência de Oscar, que está machucado. Mas para 11 dos 23 jogadores chamados pelo treinador, jogarão a primeira competição oficial com a camisa da Seleção. Atletas como Filipe Coutinho, Diego Tardelli e Firmino.

- Anteriormente os jogadores da seleção brasileira saíam com 25, 26 anos, prontos, já conhecidos no Brasil e na Europa. Hoje é um fenômeno que jogadores com 15, 16 ou até antes, saiam do Brasil sem nunca terem jogado em um clube brasileiro, sem serem conhecidos no Brasil. Então, a gente tem que buscar em todos os clubes da Europa ou de outros países onde estão esses jogadores. O Firmino já tinha saído do Figueirense há um bom tempo, já tínhamos informações. Teve uma oportunidade quando chamamos jogadores que não atuam no Brasil e ele correspondeu. Brasil é uma máquina de produzir jogadores. Por mais que se fale, sempre aparece um jogador diferenciado.


VEJA TAMBÉM
- MAIS UMA! Corinthians terá que pagar multa ao Flamengo; Entenda
- QUERENDO JOGO! Atacante luta por oportunidades no Corinthians sob comando de Ramón Díaz
- Vidente prevê acerto de pênaltis e finalista em confronto Corinthians x Racing-ARG









3885 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade