20/5/2015 18:42
Sócios e bilheteria já representam a maior receita de clubes brasileiros
Classificados às quartas de final da Copa Libertadores, Internacional e Cruzeiro são clubes que faturam mais com torcida do que com direitos de transmissão na TV
Clubes brasileiros já têm o sócio-torcedor e a bilheteria do estádio como sua maior fonte de receita. São os casos de Internacional e Cruzeiro, que devem à sua torcida a maior parte do orçamento do ano passado. Esta é uma das conclusões de relatório que compara a receita dos clubes brasileiros com de outros países. O estudo foi elaborado e divulgado nesta quarta-feira pelo jornalista Rodrigo Capelo e pode ser conferido no site www.rodrigocapelo.com
Clube brasileiro como o maior número de sócios-torcedores, 137 mil segundo o Torcedômetro do Movimento por um Futebol Melhor, o Inter faturou no ano passado R$ 41 milhões com associados e bilheteria. Da TV, o Colorado arrecadou R$ 33 milhões, e mais R$ 22 milhões com marketing e departamento comercial.
O Cruzeiro, o quinto no Torcedômetro com mais de 70 mil sócios-torcedores, faturou em 2014 R$ 49 milhões com o programa Sócio do Futebol e bilheteria. Com TV, a receita da Raposa chegou a R$ 34 milhões, além de R$ 13 milhões do marketing.
Para outros dez dos maiores 20 clubes brasileiros, o sócio-torcedor e a bilheteria já representam a segunda maior fonte de receita: Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Goiás, Vitória, Criciúma e Figueirense.
Para outros oito clubes, esta já é a terceira maior fonte de receita: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Vasco, Santos, e Avaí. O estudo não considera a receita obtida com venda de jogadores.
Entre os 61 clubes que participam do Movimento por um Futebol Melhor, já houve um aumento de 500 mil sócios-torcedores em dois anos, desde o lançamento do programa de benefícios, em janeiro de 2013. Atualmente, o Movimento reúne quase 1 milhão de associados.
Desde então, os clubes tiveram um aumento de receita superior a R$ 200 milhões. Os sócios-torcedores receberam ainda mais de R$ 60 milhões em descontos oferecidos pelas empresas parceiras: Ambev, Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Shell, Multiplus, Editora Abril, Opte+, Centauro.com.br e Easy Taxi.
Para saber mais sobre o Movimento por um Futebol Melhor, acesse www.futebolmelhor.com.br
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