20/5/2015 12:11

Conheça o CIFUT do Departamento de Formação de Atletas do Corinthians

Analistas de desempenho fazem importante trabalho na formação das revelações da base alvinegra

Conheça o CIFUT do Departamento de Formação de Atletas do Corinthians
Pouco conhecido entre os torcedores do Timão, o CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol) realiza um importante trabalho no Departamento de Formação de Atletas do Corinthians. Junseok Lee, Antônio Mitsuo Isoyama, Felipe Vicente dos Santos e Sidney Rodrigues dos Santos são os responsáveis pela análise de desempenho de todos os jogadores das categorias de base do Timão e explicaram um pouco do trabalho que fazem no Alvinegro.

O que é o CIFUT

“O nosso departamento faz o controle de informação, dos dados, através das imagens que fazemos em todas as partidas. São sempre duas etapas: o pré-jogo, que consiste em informações da equipe adversária, vídeos e estatísticas que entregamos para os treinadores. O pós-jogo é quando utilizamos as imagens que fazemos na partida, para mostrar os erros que foram cometidos, posicionamento tático, finalização, desempenho. É um feedback. Não é cobrar o jogador. É aprimorar cada vez mais a técnica do atleta, mostrando para ele, através de vídeos, quais são os defeitos e como podem ser corrigidos. Passamos esses dados para os treinadores, que conversam com os atletas para melhorar o desempenho dentro de campo, fisicamente e tecnicamente. Fazemos sempre um trabalho conjunto, passando não só pelo treinador, mas também pelo superintendente, coordenador técnico e preparador físico”, explicou Junseok Lee.


CIFUT faz a análise de desempenho em todos os jogos das categorias de base


Relação com o CIFUT do Futebol Profissional

“A troca com o CIFUT do departamento de futebol profissional é muito importante. O Caco Espinoza, que voltou ao clube recentemente, pediu para gente lances que mostrem a organização defensiva do profissional, fazendo uma integração de filosofia entre a base e o profissional”, afirmou Felipe Vicente.

Sistema GPS

“Nós temos um sistema de GPS que usamos para coletar dados dos atletas. É um chip que colocamos dentro do calção do atleta. Esse dispositivo controla velocidade máxima, velocidade mínima, quantidade percorrida. Outra função interessante é a de ações, que enumera quantas vezes o atleta chegou de 0 a 25 km na partida. Isso mede a explosão, o pique. Usamos isso em todas as competições. Do sub-15 ao sub-20, todos os atletas usam o dispositivo, o que nos possibilita uma análise mais aprofundada, em que podemos mostrar para o atleta onde ele está errando e onde está acertando”, comentou Sidney Rodrigues dos Santos.



VEJA TAMBÉM
- MAIS UMA! Corinthians terá que pagar multa ao Flamengo; Entenda
- QUERENDO JOGO! Atacante luta por oportunidades no Corinthians sob comando de Ramón Díaz
- Vidente prevê acerto de pênaltis e finalista em confronto Corinthians x Racing-ARG









10362 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade