13/5/2015 08:03

Há 14 anos, Corinthians conquistava virada histórica sobre o Santos

Na semifinal do Paulistão de 2001, Ricardinho fez um gol aos 47 do segundo tempo e garantiu o Timão na final

Há 14 anos, Corinthians conquistava virada histórica sobre o Santos
Há exatos 14 anos, a Fiel vivia uma tarde histórica. Na semifinal do Campeonato Paulista de 2001, em clássico alvinegro no Morumbi, o meia Ricardinho decidiu nos minutos finais a classificação do Corinthians para a decisão. Ao fim da partida, os corinthianos festejaram e entoaram o tradicional “Corinthiano, Maloqueiro e Sofredor, Graças a Deus”.

O clássico não deixou a desejar e trouxe a campo duas equipes muito qualificadas, que transformaram o jogo em um verdadeiro espetáculo. Após o empate em 1 a 1 na partida de ida, a vantagem de nova igualdade no segundo duelo era do Santos. Para avançar à final, o Corinthians precisava vencer a qualquer custo. E, empurrado pela Fiel, lutou até o fim.

Após algumas chances para ambas as equipes, aos 16 do primeiro tempo o meia santista Robert foi derrubado dentro da área e o juiz apitou pênalti. No entanto, o atacante Dodô desperdiçou, mandando a bola na trave. Cinco minutos depois, o atacante corinthiano Ewerthon tentou jogada na linha de fundo e sofreu pênalti, mas Marcelinho Carioca também desperdiçou.

Aos 34, Renato, de cabeça, abriu o placar para o Santos. Porém, a preocupação da Fiel não durou muito. No minuto seguinte, Marcelinho Carioca dominou dentro da área, girou e chutou no canto do gol santista, vendo a bola bater nas duas traves antes de entrar.

Durante todo o segundo tempo, o Corinthians foi ao ataque e passou a pressionar o adversário, mas a bola custava a entrar. Já nos acréscimos, o atacante Gil recebeu lançamento de Andrezinho, partiu em disparada até a linha de fundo, deixou o zagueiro santista André Luiz no chão e cruzou em diagonal para trás. Com inteligência, Marcelinho Carioca fez o corta-luz e deixou para Ricardinho, na entrada da grande área, bater a meia altura no canto direito para o fundo das redes, explodindo a Fiel presente no Morumbi e classificando o Corinthians para a final.

Na decisão, o Corinthians enfrentou o Botafogo-SP. Em Ribeirão Preto-SP, na primeira partida, 3 a 0 com gols de Marcelinho (2) e João Carlos. Na segunda, no estádio do Morumbi, o Timão administrou o 0 a 0 e conquistou o título do Paulistão de 2001.

Ficha técnica:

SANTOS 1 X 2 CORINTHIANS

Campeonato Paulista 2001, Semifinal

Data: 13/05/2001

Local: Morumbi, São Paulo-SP

Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho e Alfredo dos Santos Loebeling

Gols: Renato (SAN) aos 34 minutos, Marcelinho Carioca (COR) aos 35 minutos do primeiro tempo, Ricardinho (COR) aos 47 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Claudiomiro, Deivid, Rincón, Robert e Galvan (SAN); Otacílio, Marcos Senna e Rogério (COR)

CORINTHIANS: Maurício, Rogério, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber (Andrezinho); Otacílio (Marcos Senna), André Luís, Ricardinho e Marcelinho; Ewerthon e Paulo Nunes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTOS: Fábio Costa, Russo, Galván, Claudiomiro e Léo; Paulo Almeida, Rincón, Renato e Robert; Dodô (Caio) e Deivid (André Luís). Técnico: Geninho


VEJA TAMBÉM
- Morre ex-vocalista do Iron Maiden e torcedor fanático do Corinthians, Paul Di
- VAI FICAR DE FORA?! Corinthians pode ficar excluído da Copa do Brasil em 2025
- Erro de Hugo Souza: Curtida em postagens de classificação do Flamengo no Corinthians.









5967 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade