12/5/2015 12:36

Corinthians lança NECO, Núcleo de Estudos do Corinthians

Apresentação do projeto que vai discutir a relação do clube com a sociedade aconteceu nesta segunda (11), com debate e uma palestra do jornalista e pesquisador Celso Unzelte

Corinthians lança NECO, Núcleo de Estudos do Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista é mais uma vez pioneiro em suas ações. Com grande presença de público no Teatro Omni Corinthians, o clube do Parque São Jorge lançou nesta segunda-feira (11) o Núcleo de Estudos do Corinthians, o NECO, que tem como objetivo constituir conhecimentos sobre a história do Alvinegro em suas relações com a sociedade brasileira.

O evento de lançamento do NECO contou com uma apresentação do projeto, feita por Rafael Castilho, coordenador do núcleo; uma palestra conduzida pelo jornalista e pesquisador Celso Unzelte e uma mesa de debate chamada “Por que estudar o Corinthians?”.

“O projeto surge mais de uma necessidade do que de uma ideia. O Corinthians está de parabéns, é um clube pioneiro com esse tipo de ação. O futebol brasileiro tem um memorial descritivo muito importante. O futebol é testemunha viva de grandes transformações sociais. Vamos entender como o Corinthians se insere nessa sociedade. O NECO pode contribuir com um elemento importante para construir um discurso e para atualizar o clube para os desafios impostos pela modernidade, próprios do nosso tempo”, afirmou Rafael Castilho.

Esses desafios estão entre os assuntos discutidos pelo NECO. Além do futebol, o núcleo pretende entrar em questões como igualdade racial, participação da mulher no esporte, combate à homofobia e inclusão popular em tempos de futebol-negócio e globalização.

“O projeto tem uma proposta de diálogo. É a reunião de esforços de várias pessoas que trabalham com vários aspectos diferentes. É um mosaico. A junção desse esforços que vai fazer com que a gente consiga compreender um pouco mais o que é esse fenômeno que é o Corinthians. O NECO vai ser mais um instrumento para fazer do futebol e do Corinthians uma porta para as pessoas alcançarem outros interesses que elas nem imaginavam que existiam a partir dessa paixão pelo Corinthians”, disse Celso Unzelte.

O núcleo está aberto a todos os interessados em estudar o Corinthians em sua integralidade, em contextos que transcendem o espetáculo futebol. “Faltava trabalhar um pouco a questão de história do clube e o potencial do Corinthians além do futebol. Se tem alguém que acha que o Corinthians é só um time de futebol, se tiver acesso ao conteúdo do NECO, vai perder essa ilusão. É isso que a gente quer trazer e produzir. Discutir essa relação intensa do clube com a sociedade”, explicou Donato Votta, Diretor Cultural do Corinthians.


VEJA TAMBÉM
- Galvão Bueno critica treinador do Corinthians por falta de organização na eliminação.
- FALOU BESTEIRA! Neto detona postura de dirigente do Flamengo após decisão: babaquice
- SEM RESOLUÇÃO? Contrato de Hugo Souza com o Corinthians ainda em aberto









3081 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade