5/5/2015 12:48

Ex-treinador de Romero lamenta 'ostracismo' no Timão: 'Prejudica muito'

Hernán Acuña, responsável pelo surgimento de Ángel no Cerro Porteño, e ex-zagueiro Rivarola esperam mais oportunidades para atacante corintiano com Tite

Ex-treinador de Romero lamenta 'ostracismo' no Timão: 'Prejudica muito'
O Corinthians chegou na madrugada desta terça-feira a Assunção sem Ángel Romero na bagagem. Nem mesmo as ausências de Emerson Sheik e Stiven Mendoza abriram chance para o atacante, apontado como uma das principais revelações do Paraguai. Sem atuar um minuto sequer pela Libertadores, ele não foi relacionado para o duelo diante do Guaraní (PAR), nesta quarta, pelas oitavas de final.

Há menos de um ano, o jovem de 22 anos chamou a atenção por jogadas e gols em decisões com a camisa do Cerro Porteño. E principalmente no Defensores del Chaco, palco do duelo desta quarta. Agora, a decepção é enorme pela ausência de Ángel em um jogo decisivo em sua terra natal.

- Infelizmente, não poderemos vê-lo jogando no Paraguai contra o Guaraní. Sabemos da grande capacidade que ele tem. É evidente que o técnico não conta com ele, não é de seu agrado. Se ele não tem oportunidade agora, dificilmente também terá no futuro.

Considero que para ele prejudica muito, até para uma convocação para a seleção paraguaia. É muito difícil um treinador convocar um jogador que não tem qualquer minuto por seu clube - disse ao LANCE! Hernán Acuña, hoje treinador da equipe B do Cerro.

Em 2008, Acuña foi quem aprovou dois gêmeos de apenas 15 anos para o Sub-16 do clube paraguaio, após indicação do ex-meio campista da seleção paraguaia, Adolfino Cañete. Ángel e Óscar, inseparáveis, cresceram e se formaram nas categorias de base do Ciclón até virarem profissionais e se destacarem internacionalmente.

Em junho do ano passado, quando um grupo de empresários desembolsou cerca de R$ 7 milhões para levá-lo ao Timão, havia chegado a hora de cada um seguir seu destino. A promessa de que Óscar seria contratado para o início desta temporada não vingou. Hoje, o irmão está no Racing (ARG), que pode cruzar com a equipe de Tite se passar pelo Montevideo Wanderers (URU) em seu duelo pelas oitavas. Só assim os gêmeos voltarão a ter uma esperança de reencontro...

- Não é nada fácil porque os dois nasceram juntos, cresceram juntos, evoluíram juntos, foram profissionais juntos... Esse pode ser um fator que conspira contra. Mas eles são muito fortes mentalmente, e acho que Ángel já superou esse aspecto emocional. O problema maior hoje é não ter oportunidades. Para um jogador, não é nada fácil quando percebe que o técnico tem quatro, cinco opções na sua frente, que ele é sempre a última. Tudo isso conspira para que ele não consiga demonstrar tudo o que pode dar ao Corinthians - completou Acuña.

Catalino Rivarola, ex-zagueiro de Grêmio e Palmeiras, é outro que aposta no sucesso de Ángel no futuro e diz que o atacante ainda é considerado de nível de seleção no Paraguai.

- No país, ainda achamos que até hoje ele é jogador de seleção. Ele começou muito bem, mas depois foi para o Corinthians e não conseguiu dar certo. É uma das promessas do futebol.

Não está dando resultado, mas ainda tem futuro - disse.

QUEM É
Nome: Hernán Acuña
Idade: 54 anos
Cargo: Treinador da equipe B do Cerro Porteño
Histórico: Foi treinador de diversas categorias de base do Cerro de 2007 a 2013. Com Ángel, foi eliminado da Libertadores Sub-20 em 2012 para o Corinthians, nas quartas de final.

BATE-BOLA - HERNÁN ACUÑA

Como tem visto Ángel no Corinthians?

Um jogador, para mostrar as qualidades, precisa de oportunidades, precisa ter continuidade. Em uma partida, duas, não dá para mostrar as qualidades.

Mas acredito que algumas vezes ele mostrou a qualidade que tem. Isso depende muito do gosto do técnico, como ele pensa o jogo estrategicamente e, assim, escolhe os jogadores que pensa serem mais úteis. Particularmente, vejo Ángel um jogador técnico, habilidoso, enfrentador, muito rápido mentalmente.

Acredita que ele deveria sair do Corinthians e tentar mais espaço em outro lugar?

Técnico de futebol é como um trem. É de estação em estação, passa pelo clube e vai embora. Já o jogador é o empregado da estação, vai estar lá por muito tempo. Ángel tem muitos anos de contrato ainda, e o técnico, dependendo das situações, deve sair antes que Ángel. Se ele ficar, sendo jovem, em algum momento terá sua chance e precisa estar preparado. Hoje, emocionalmente, acredito que ele não esteja bem.

Ninguém quer estar no banco ou nem ser relacionado. O técnico é passageiro, enquanto o jogador é patrimônio do clube ou da empresa que detém seus direitos. Se puder sair, eu acho que ele deveria ir embora.

Se pudesse dar um recado, o que falaria?

O mesmo que sempre disse aos dois irmãos quando estavam se formando. Como profissionais, iriam encontrar diversas situações ruins, tinham de estar preparados para superá-las. Seja nas partidas, após as partidas, sabendo que vão encontrar diferentes treinadores, que têm de sempre brigar pela vaga, ainda mais em uma posição onde só tem jogadores que fazem a diferença.

Ele tem de saber que é jovem, tem muito ainda pela frente. Antes às adversidades, tem de mostrar a capacidade e provar o que pode fazer no futuro.


Romero tem recebido poucas chances em 2015


COM A PALAVRA - RIVAROLA

Ex-Jogador do Palmeiras e do Grêmio

"É um jogador que surgiu no Cerro, começou muito bem, como uma revelação. A gente acha que até hoje ele é jogador de seleção. Ele começou muito bem, mas depois foi para o Corinthians. Até hoje, não deu certo lá. É uma das promessas do futebol. Não está dando resultado, mas ainda tem futuro, assim como seu irmão.

Inclusive, eu havia comentado em um momento para o Grêmio, tanto Óscar como Ángel. Recomendei os dois, mas não tiveram interesse. Ele precisa de mais tempo para se adaptar. Muitas vezes, jogador paraguaio demora um pouco para se adaptar. Os dois gêmeos são bons jogadores.

Eu acho que Ángel precisa mais tempo. Corinthians é um time grande do Brasil, isso que está custando, mas ele é um bom jogador e pode dar certo."


VEJA TAMBÉM
- ACUSAÇÃO GRAVE! Diretor do Corinthians acusa Daronco de ter recebido camisa do Flamengo
- CRITICOU! Ramón Díaz aponta falhas do Corinthians na eliminação da Copa do Brasil
- RECORDE! Corinthians quebra recorde de público na Neo Química em eliminação na Copa do Brasil









3900 visitas - Fonte: LanceNet !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade