23/4/2015 14:29

Após 11 anos sem vitória, Guaraní tem técnico ex-Barça e goleador em alta

"El Aborigen" ficou três edições da Libertadores em jejum e agora aposta no trabalho do treinador espanhol Fernando Jubero e nos gols de Santander para ser a "zebra"

Após 11 anos sem vitória, Guaraní tem técnico ex-Barça e goleador em alta
O discurso público é de respeito, mas jogadores, dirigentes e integrantes da comissão técnica do Corinthians deixaram o Morumbi após a derrota para o São Paulo satisfeitos com o chaveamento das oitavas de final da Taça Libertadores. Depois de temer enfrentar o Atlético-MG, O Timão terá pela frente o Guaraní, do Paraguai. Apesar de não ter tanta tradição em torneios sul-americanos, o adversário pode não ser tão fácil como imaginam.
“El Aborigen”, como é chamado pela torcida, terminou a fase de grupos em segundo lugar, com nove pontos, frutos de duas vitórias e três empates – perdeu só uma vez. A vaga veio depois de um empate por 1 a 1 contra o concorrente direto Sporting Cristal, no Peru. O Racing, da Argentina, terminou em primeiro, com 12.

Um dos triunfos, aliás, foi histórico. Ao fazer 5 a 2 sobre o Deportivo Táchira, em Assunção, o Guarani quebrou um jejum de 11 anos sem vitórias na Libertadores. A última havia sido em 18 de março de 2004, contra o Jorge Wilstermann, por 3 a 1. É bem verdade que o clube só disputou depois as edições de 2009 (perdeu os seis jogos), 2011 (perdeu cinco e empatou um) e 2014 (perdeu os dois na fase prévia).

O principal responsável pela classificação para as oitavas está no ataque. Federico Santander, de 23 anos, fez cinco dos 12 gols do clube até o momento e desponta como um dos artilheiros da competição. A zaga corintiana, oscilante nas últimas partidas, precisa ficar atenta. O grandalhão de 1,87m passou em branco apenas em um jogo da fase de grupos e, enfim, parece fazer a carreira deslanchar.
Santander começou no próprio Guaraní e, aos 16 anos, já fazia parte do elenco profissional. Despontou como uma grande promessa do futebol paraguaio, mas não vingou ao tentar a sorte no exterior. Ele acumula passagens apagadas por Toulouse, da França, e pelos argentinos Racing e Tigre.

O Corinthians, porém, pode tirar proveito da defesa. Se o ataque teve bom rendimento, a zaga do Guaraní não parece ser muito confiável. Ela só não foi vazada uma vez nas seis rodadas, na vitória por 2 a 0 sobre o Racing. No total, a equipe levou dez gols, número muito acima do Timão, furado somente três vezes até agora.

Tite disse que viu apenas um jogo do rival e terá de duelar com um treinador novato. Fernando Jubero, de 45 anos, era diretor esportivo do Guaraní quando assumiu a equipe interinamente no fim de 2013 e não mais saiu. Espanhol de nascimento, o agora treinador tem no currículo o cargo de descobridor de talentos para as categorias de base do Barcelona.

– Para mim, Corinthians e Boca Juniors são os favoritos, mas o lindo do futebol é que ele não é matemática e temos de defender o nosso com a faca nos dentes. Se quisermos passar, temos de dar tudo. O Corinthians tem muita experiência, mas dentro de campo são 11 contra 11 – disse Jubero, em entrevista à Rádio 970 AM, de Assunção.

Para as oitavas, o Guaraní não poderá atuar em seu estádio, Rogelio Livieres, que tem capacidade para apenas oito mil pessoas. O clube mandará a partida no Defensores del Chaco, para cerca de 40 mil. Apesar de ser um dos mais tradicionais times do país, as arquibancadas provavelmente não estarão lotadas.

Quarta força do Paraguai, abaixo de Cerro Porteño, Olimpia e Libertad, o Guaraní vai tentar ser a zebra contra um dos favoritos ao título. Chegar à semi, como aconteceu em 1966, já seria título.


VEJA TAMBÉM
- ACUSAÇÃO GRAVE! Diretor do Corinthians acusa Daronco de ter recebido camisa do Flamengo
- CRITICOU! Ramón Díaz aponta falhas do Corinthians na eliminação da Copa do Brasil
- RECORDE! Corinthians quebra recorde de público na Neo Química em eliminação na Copa do Brasil









11295 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade