22/4/2015 11:58

#Tite300: técnico chega à marca única do conterrâneo Oswaldo Brandão

Campeão do IV Centenário e do histórico Paulista de 1977, apenas o lendário técnico tinha comandado o Corinthians em 300 jogos ou mais

#Tite300: técnico chega à marca única do conterrâneo Oswaldo Brandão
Tite está prestes a alcançar uma marca que apenas um treinador em mais de 104 anos de Corinthians havia atingido. O gaúcho chega aos 300 jogos como técnico do Timão nesta quarta-feira (22), no clássico contra o São Paulo pela última rodada da fase de grupos da Copa Bridgestone Libertadores 2015, no Morumbi. Números iguais, só com o lendário Oswaldo Brandão.

Foram bem mais de 300 jogos. Brandão comandou o Timão em exatos 435 jogos. Com cinco passagens (1954/1958, 1964/1966, 1968, 1977/1978 e 1980/1981), é até hoje o treinador com mais jogos pelo Alvinegro do Parque São Jorge.

Assim como Tite, Brandão era gaúcho -- da cidade de Taquara -- e escreveu o nome dele na história do Corinthians com títulos marcantes. Foi o personagem que interligou duas conquistas que fazem parte da memória do clube.

Foi campeão paulista em 1954, o título do IV Centenário, almejado por todos os times paulistas e que ficou com o Corinthians. Porém, a partir daí, o Timão viveu o jejum de quase 23 anos sem conquistas. Brandão fez parte desse período, mas seria com o comando dele que o Alvinegro voltaria a ser campeão.

Depois de deixar a Seleção Brasileira durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978, Brandão voltou ao Parque São Jorge para acabar com o tabu. Mais do que um técnico, foi um psicólogo.

No dia 23 de outubro de 1977, uma derrota por 1 a 0 para o Guarani parecia decretar mais um ano de fila. Brandão se trancou com o jogadores nos vestiários, não deixando nem mesmo o então presidente Vicente Matheus entrar, e deu o recado: a partir daquele momento, o fim da agonia só dependiam deles.

O Corinthians precisava vencer os três jogos restantes para chegar à final do Campeonato Paulista. Cumpriu a missão e foi à decisão contra a Ponte Preta.

Após ganhar uma partida e perder outra, na manhã do confronto decisivo, Brandão, adepto do Kardecismo, sonhou com o resultado do duelo e procurou Basílio dizendo que o Pé de Anjo faria o gol do título. Profecia que deu certo, para a alegria e o alívio da Fiel.

Além dos dois títulos paulistas, Brandão ainda conquistou o Rio-São Paulo de 1954 e 1966. Era o técnico mais vezes campeão pelo Corinthians, até Tite ganhar cinco taças pelo Timão.


VEJA TAMBÉM
- ACUSAÇÃO GRAVE! Diretor do Corinthians acusa Daronco de ter recebido camisa do Flamengo
- CRITICOU! Ramón Díaz aponta falhas do Corinthians na eliminação da Copa do Brasil
- RECORDE! Corinthians quebra recorde de público na Neo Química em eliminação na Copa do Brasil









2787 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Qui - 21:30 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Racing Club

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Flamengo
publicidade
publicidade
publicidade