21/4/2015 12:59
#Tite300: 10 jogos marcantes do técnico no Corinthians
Em três passagens, Tite colecionou vários momentos inesquecíveis, de vibração, emoção, intensidade e comemoração pelo Timão
Tite completará 300 jogos pelo Corinthians no clássico contra o São Paulo no estádio do Morumbi, nesta quarta-feira (22), às 22h, pela última rodada da fase de grupos da Copa Bridgestone Libertadores 2015. São muitas histórias vividas pelo comandante no Timão, o treinador com mais títulos pelo clube (cinco) e com o segundo maior número de partidas, atrás apenas de Oswaldo Brandão.
De 299, sendo injusto com os outros 289, é possível elencar 10 jogos como marcantes para Tite nessa trajetória duradoura pelo Corinthians, dividida em três passagens: 2004/2005, 2010/2013 e a atual de 2015. Cada partida tem uma história. Todas envolvendo a vibração, a emoção e a intensidade que o técnico sempre demonstra quando sobe ao campo para comandar o Timão.
30/05/2004 - São Paulo 1 x 1 Corinthians, Campeonato Brasileiro 2004
Foi o começo de tudo. O primeiro jogo da história de Tite no Corinthians. A equipe alvinegra não vinha bem em 2004, e o técnico chegou para arrumar a casa. Só que o início seria logo em um clássico. O São Paulo saiu na frente no Morumbi, mas um gol de falta de Renato empatou o jogo e deu ao torcedor do Timão a esperança de que aquele treinador gaúcho vinha para ficar.
26/09/2004 - Corinthians 1 x 0 Goiás, Campeonato Brasileiro 2004
Já na primeira passagem, Tite montou uma equipe com as características que tanto prega: competitividade e intensidade. A partida contra o Goiás no Pacaembu pelo Brasileirão 2004 poderia ter sido normal na carreira do técnico, mas se tornou marcante pelo drama que a envolveu. O Timão ficou com um a menos, e o meia Fabio Baiano mancava em campo, mas não podia sair porque as três substituições já tinham sido feitas. E foi justamente o meia, mesmo mancando, que fez o gol da vitória nos últimos minutos. Emoção à flor da pele: Tite entrou em campo para comemorar e abraçar o jogador.
19/12/2004 - Corinthians 5 x 2 Figueirense, Campeonato Brasileiro 2004
Foi o último jogo do Brasileirão 2004. Já não valia mais nada. Mas foi especial para Tite. Além da atuação em campo, com uma goleada, o técnico recebeu um ramalhete de flores e foi ovacionado por toda a Fiel presente no Pacaembu naquela tarde de domingo de dezembro, que pedia para o comandante ficar no Alvinegro para a temporada seguinte. Tudo por ter pegado um time à beira da zona de rebaixamento e, com muito trabalho, levado ao quinto lugar – por pouco não se classificou à Libertadores 2005. O treinador ficou emocionado com o carinho da Fiel. Não seria a única vez.
04/12/2011 - Corinthians 0 x 0 Palmeiras, Campeonato Brasileiro 2011
A história de Tite com o Corinthians já tinha vários capítulos emocionantes, mas ainda faltava o ápice: um título. A oportunidade da primeira conquista veio envolta em um ambiente de emoção: o ídolo Sócrates havia falecido horas antes. E o jogo decisivo seria um clássico contra o Palmeiras. O Timão só precisava de um empate. Dito e feito. Em uma partida truncada, não houve gols. Quando o jogo acabou, Tite saiu do banco de reservas, olhou para o céu, agradeceu e foi comemorar com a Fiel.
15/02/2012 - Deportivo Táchira (VEN) 1 x 1 Corinthians, Copa Libertadores 2012
Era a estreia da Libertadores que se tornaria inesquecível. Já na estreia dava para perceber que aquele torneio seria especial. O Corinthians precisava vencer uma série de fantasmas. Logo no primeiro jogo, na Venezuela, parecia que o sofrimento não acabaria, com o Deportivo Táchira abrindo o placar. Quando a derrota parecia inevitável, veio uma falta. Alex cobrou na área e Ralf subiu para ser o artilheiro mais improvável do jogo – logo o volante que é conhecido por fazer poucos gols. Foi uma imensa comemoração, mas a impressão é de que ninguém vibrava mais do que Tite, possuído pela emoção. Era o início de uma caminhada vitoriosa.
23/05/2012 - Corinthians 1 x 0 Vasco, Copa Libertadores 2012
Não que os outros jogos não tenham sido emocionantes, mas não há dúvidas: aquele Corinthians x Vasco no Pacaembu foi a partida mais nervosa da Libertadores 2012. Foi naquele dia que Tite saiu do banco de reservas para ser mais um do bando de loucos. O técnico foi expulso durante a partida e foi ver o fim do jogo das numeradas do estádio, ao lado dos torcedores. De lá, passava instruções para os auxiliares. Quando saiu o gol, abraçou Edu Gaspar, gerente de futebol profissional, e desceu até o alambrado para passar orientações aos jogadores reservas. Dali, viu o fim do jogo. No apito final, comemorou ao lado da Fiel.
04/07/2012 - Corinthians 2 x 0 Boca Juniors, Copa Libertadores 2012
Naquela noite, Tite entrou para a história do Corinthians como o comandante da inédita conquista da Libertadores pelo Timão. E invicta. Não é preciso escrever mais nada.
16/12/2012 - Corinthians 1 x 0 Chelsea, Mundial de Clubes da FIFA 2012
Tite sempre conta essa história quando o assunto vem à tona. Em 2010, o técnico deixou de disputar o Mundial de Clubes da FIFA pelo Al-Wahda (EAU) para voltar ao Corinthians. Antes do retorno, ele participou da entrevista coletiva de anúncio do torneio nos Emirados Árabes Unidos, por fazer parte do time do país sede. Brincando, disse que queria aproveitar aquele momento para tocar a taça, já que sabia que não teria oportunidade depois. O destino prega peças. Dois anos depois, o treinador voltou a ter a chance de disputar o Mundial, dessa vez pelo Timão. E pôde tocar o troféu. Como campeão mundial.
17/07/2013 - Corinthians 2 x 0 São Paulo, Recopa Sul-Americana 2013
Foi mais um título inédito do Timão que tinha Tite no banco de reservas. Foi o quinto do técnico no clube. Com essa marca, o gaúcho se tornou o treinador com mais títulos de toda a história do Timão.
24/01/2015 - Corinthians 3 x 0 Corinthian-Casuals, Amistoso
Foi o encontro entre criador e criatura. Mas também foi um reencontro. Tite e Fiel voltavam a conviver juntos, após um ano de separação. Também foi a primeira vez em que o técnico pisava na Arena Corinthians após a inauguração do estádio. Ele nunca havia trabalhado lá como comandante do Timão. E quando entrou, se impressionou. “PQP, isso aqui é um caldeirão”, disse.
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Ídolo corintiano pode estar de saída do clube para rival brasileiro!
- VAQUINHA DA FIEL PERDE FORÇA! Campanha para quitar dívida com a Caixa chega a apenas 4% da meta!
- Renovação de contrato de Talles Magno com o Corinthians adiada para 2025
5619 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas