18/4/2015 09:08
121 x 121 no Dérbi? Timão tenta, em suas contas, igualar feito de 46 anos
Desde 1969, o Corinthians não iguala o número de vitórias no retrospecto geral do Dérbi, que aponta 121 a 120 nas contas do clube. Palmeiras mudou sua contagem
Triunfo no primeiro Dérbi do Allianz Parque ajudou o Corinthians a chegar perto de igualar número de vitórias (foto: Eduardo Viana)
A vitória sobre o Palmeiras, neste domingo, às 16h, na Arena, valerá mais do que a vaga na final do Paulistão, nas contas corintianas. O triunfo colocaria Cássio, Ralf, Elias, Jadson & Cia. na história alvinegra. Afinal, seriam os responsáveis pela quebra de uma escrita que já dura 46 anos.
Desde março de 1969, o Timão não consegue igualar o número de vitórias no retrospecto geral do Dérbi que, neste momento, aponta 121 vitórias alviverdes contra 120 vitórias alvinegras – houve 104 empates. O rival ainda contabiliza duas vitórias a mais. A última vez que o clássico mais tradicional de São Paulo teve empate em números de vitórias ocorreu naquele Paulistão de 46 anos atrás, quando o Timão venceu por 2 a 0, com gols de Benê e Tales. Na ocasião, cada clube ficou com 65 vitórias.
Para quem pensa que vencer mais do que perder do maior rival não é tão relevante, vale lembrar que o Palmeiras resolveu mudar sua contagem com a aproximação corintiana, passando a contar jogos de torneios-início, que nunca haviam sido computados pelos dois clubes, historiadores ou veículos de imprensa (veja mais sobre tal mudança abaixo).
Mesmo sem saber da possibilidade de quebrar uma marca que já dura 46 anos, os jogadores do Corinthians parecem cientes da importância do Dérbi. E não apenas pela possibilidade de alcançar mais uma decisão de campeonato estadual. Tite voltou a falar em “duelo que é um campeonato à parte“, enquanto o ex-palmeirense Vagner Love lembrou “que já esteve do outro lado e sabe bem o que é”. Pode ser histórico!
NÚMEROS DO PALMEIRAS
Para o Palmeiras são 356 Dérbis no total, com o seguinte retrospecto: 125 triunfos alviverdes, 123 do Alvinegro, além de outros 108 empates. O motivo para divergência é que o clube de Palestra Itália passou a contar os torneios-início. A mudança ocorreu de 2013 para 2014. A alegação palmeirense para alteração é de que esses duelos entram na contagem geral de partidas do clube e de jogadores, além de terem registros, árbitro e presença de público. A mudança não foi só nos números do Dérbi, mas no Choque-Rei.
COM A PALAVRA
Jota Christianini, historiador do Palmeiras
"Esse é um critério que o Palmeiras adota de jogos, independente de sua origem. Ou seja, tanto de Torneio Início, amistoso... Sendo jogo, tendo súmula, e as atitudes na partida gerem consequências, e não sendo apenas uma brincadeira, ou um jogo-treino, entra na lista. Não dá para usar o argumento de que os jogos no Torneio Início não eram de 90 minutos e, por isso, não valem. Na origem do futebol eram dois tempos de 40 minutos. E durante a epidemia de gripe espanhola os jogos eram até de dois tempos com 35 minutos. O Corinthians ainda considera um W.O., que a gente adota, também, pois não ocorreu por vontade de um dos times. Todos os times consideram os gols que seus atletas fizeram nestas partidas para as estatísticas. Então por que não considerar e contar esses jogos no retrospecto de partidas, também?"
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Ídolo corintiano pode estar de saída do clube para rival brasileiro!
- VAQUINHA DA FIEL PERDE FORÇA! Campanha para quitar dívida com a Caixa chega a apenas 4% da meta!
- Renovação de contrato de Talles Magno com o Corinthians adiada para 2025
3231 visitas - Fonte: LANCE!Net
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas