Valdivia e Cleiton Xavier em ação pela primeira vez, domingo passado (FOTO: Cesar Greco/Divulgação)
Eram 29 minutos do segundo tempo quando Valdivia aproveitou rebote do goleiro Julio Cesar e estufou as redes do Morumbi para garantir a vitória por 1 a 0 contra o Corinthians. Na comemoração, "chororô" para responder às provocações do rival. Aquele duelo pela primeira fase do Paulistão de 2008 parecia ressaltar a supremacia do Palmeiras, que chegara a quatro vitórias seguidas em Dérbis, mas desde então o clube só superou o rival outras duas vezes. Há, ao menos, uma feliz coincidência.
Em todas essas vitórias, o Palmeiras teve Valdivia ou Cleiton Xavier em destaque. Neste domingo, pela semifinal do Paulista, na arena rival, os dois atletas mais queridos pela torcida no elenco podem jogar um clássico juntos pela primeira vez.
Valdivia tem tudo para ser titular, enquanto Cleiton Xavier ficará no banco de reservas. Sem ritmo após ficar cinco meses inativo, o CX8 reestreou pelo Alviverde nos minutos finais da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, domingo passado. As primeiras tabelas da dupla com a camisa do clube não geraram nenhuma grande situação de gol, mas deixaram os torcedores cheios de esperança.
O Dérbi do "chororô" foi o último de Valdivia em sua primeira passagem pelo clube - ele somou um gol, três vitórias e uma derrota diante do maior rival de 2006 a 2008. A lacuna na armação foi preenchida justamente por Cleiton Xavier, cuja estreia contra o rival foi no empate por 1 a 1 que ficou marcado pelo primeiro gol de Ronaldo em seu retorno ao Brasil. Logo no segundo encontro, ele foi um dos destaques.
(Valdivia festeja com chororô no Dérbi de 2008)
Em julho de 2009, pelo Brasileirão, Cleiton Xavier sofreu um pênalti e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 em Presidente Prudente. Os dois lances foram convertidos pelo atacante Obina, talvez o único a brilhar mais que o meia naquele dia, já que anotou os três gols do jogo. Cleiton despediu-se em 2010, pouco antes do retorno de Valdivia, com uma vitória, um empate e uma derrota em jogos contra o Corinthians.
Na segunda passagem, o chileno tem sofrido contra os alvinegros. Não fez gol e tem quatro derrotas, quatro empates e só uma vitória, justamente a última do Palmeiras em Dérbis: 2 a 1 no Brasileirão de 2011, gols de Luan e Fernandão. Neste dia, o Mago deu chute no vácuo e tirou Chicão do sério. O meia disse que fez a jogada porque não esqueceu que Bruno César, então no Corinthians, simulou a lesão que ele sofreu ao chutar o vento meses antes.
Desde o "chororô", são oito vitórias do Corinthians, oito empates e três vitórias do Verdão. Sempre com Valdivia ou Cleiton. E agora?