O ESPN.com.br levantou o número de faltas dos clássicos dos quatro estaduais mais tradicionais do país na temporada 2015, e também dos duelos entre os principais clubes na Espanha, Alemanha e Inglatera.
E, enquanto no Brasil o número de infrações explode nos clássico na maioria dos casos, na Europa o efeito é praticamente nulo, ou até positivo.
Caso emblemático é o do Corinthians. O time fez 13 jogos contra pequenos no Paulista-2015. Neles, o número de faltas (cometidas e sofridas) foi praticamente "europeu": apenas 27. Já nos clássicos contra Palmeiras, São Paulo e Santos, o número de infrações nas partidas do time de Tite dispara para, em média, 41.
Coisa bem diferente acontece na Espanha. Lá, Barcelona e Real Madrid têm uma rivalidade histórica e jogadores e torcedores que vivem se provocando. Mas, nos dois jogos entre os times nesta temporada, a média foi de só 21,5 faltas, abaixo até da média geral dos times no Espanhol: 23, sempre contando cometidas e sofridas.
Somando os 17 clássicos entre os 12 times mais tradicionais do país nos estaduais em 2015, a média de faltas é de 36,6 faltas por partida, contra 22,6 dos clássicos europeus nas ligas de Alemanha, Espanha e Inglaterra.