O Corinthians passou contra a Ponte Preta seu maior sufoco em 2015. Depois de um bom primeiro tempo irregular, em que não ficou em desvantagem graças a um erro da arbitragem, o Timão sofreu para vencer por 1 a 0 e avançar à semifinal do Campeonato Paulista. Para o técnico Tite, os jogos complicados farão a equipe amadurecer ao longo da temporada.
– Vamos ter de amadurecer cada vez mais com essa pressão psicológica. Em determinado momento, o rival está melhor e você precisa dar um passo atrás. Jordan falava isso. Faça o simples e se organize defensivamente. Você dá um passo atrás e volta ao normal naturalmente. Tivemos humildade de saber que precisávamos marcar o adversário e depois jogar – afirmou, lembrando do ídolo do basquete norte-americano.
Tite mexeu na estrutura da equipe para conseguir chegar ao resultado positivo. Deixou de lado o esquema 4-1-4-1 e montou a equipe na etapa final no 4-2-3-1. Elias foi recuado para a função de segundo volante para melhorar a saída de bola. O Timão conseguiu anular a troca de passes da Ponte no meio e cresceu. Renato Augusto fez o gol salvador após tabela com Vagner Love.
– Existe qualidade do outro lado. Você não vai passar 90 minutos dominando. A equipe está aprendendo. Ainda bem que teve o intervalo para ajustar – ressaltou Tite.
Absoluto na primeira fase do Campeonato Paulista e após quatro rodadas na Taça Libertadores, o Corinthians começa agora a viver momentos decisivos. Na quinta-feira, recebe o San Lorenzo, na arena, para tentar confirmar a passagem para as oitavas de final do torneio sul-americano. No fim de semana, faz a semifinal do estadual.
Até o momento, o saldo é amplamente favorável: em 25 partidas, foram 19 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota (em amistoso contra o Colônia). Apesar disso, Tite acredita que o tempo é insuficiente para considerar que o Corinthians está pronto
– Foi só a 25ª partida. É muito pouco.
Tite, na sala de aquecimento da Arena