11/4/2015 09:02

Basílio compara como uma "guerra" a histórica final de 1977 contra a Ponte

Autor do título que tirou o Corinthians da fila de 22 anos fala ao "É Gol!!!" sobre a força do adversário na decisão, e como foi a comemoração da histórica conquista

Basílio compara como uma
Basílio corre para comemorar o gol do alívio corintiano (Foto: Arquivo / Gazeta Press)

Um título que encerrou um jejum e fez uma nação gritar "é campeão" depois de 22 anos. Este é o resumo do título paulista conquistado pelo Corinthians em 1977, graças ao gol do atacante Basílio na final vencida por 1 a 0 sobre a Ponte Preta. Uma conquista cheia de simbolismo, e considerada por muitos corintianos como a maior da história do clube.

O "É Gol!!!" entrevistou o responsável pelo fim da seca alvinegra. Emocionado, Basílio lembra com detalhes o grande dia de sua carreira como jogador.

- Estávamos indo para uma guerra, e na guerra você tem que matar para não morrer. Entramos para atropelar, com aquela vontade e saímos de lá com essa alegria que o povo guarda até hoje. A gente evitava até olhar para os jogadores da Ponte Preta, que queriam cumprimentar a gente. Tava todo mundo muito concentrado naquilo que tínhamos de fazer. Isso era até uma forma de inibir o time da Ponte, que era infinitamente melhor que o nosso. Jogamos seis vezes contra eles, perdemos cinco e vencemos aquela que era a partida mais importante - lembra o ex-jogador.

Prova da força daquele time da Ponte foi a goleada imposta ao próprio Corinthians por 4 a 0 no Primeiro Turno do Paulista. Mas a final reservava a coroação de Basílio. O gol do título saiu em uma jogada confusa na área da Macaca, aos 36 minutos do segundo tempo. Zé Maria cobrou a falta, Basílio resvala de cabeça e Vaguinho finaliza no travessão. Wladimir pegou o rebote e Oscar evita o gol, na sobra Basílio chuta forte para marcar. A festa apenas começava.

- Não tinha mais nada, a chuteira já tinha ido para o vestiário com a minha camisa. Então eu perdi o calção, fiquei de sunga, a meia, atadura, caneleira, foi tudo embora. A sensação que tive depois no vestiário, na hora de tomar banho, era a de que havia valido a pena passarmos por tanta dificuldade como o Corinthians teve - recorda o ídolo corintiano.

Neste sábado, Corinthians e Ponte Preta reescrevam mais uma página deste confronto. O duelo vale uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. A partida ocorre na Arena Corinthians, com a bola rolando a partir das 16h20.


VEJA TAMBÉM
- VAQUINHA DA FIEL PERDE FORÇA! Campanha para quitar dívida com a Caixa chega a apenas 4% da meta!
- Renovação de contrato de Talles Magno com o Corinthians adiada para 2025
- CORINTHIANS TEM CALENDÁRIO INTENSO EM 2024! Destaques em campo e ausências que chamam a atenção!









3270 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade