Neto é a principal estrela do time de futsal do Corinthians (Foto: Ronaldo Oliveira)
Criada em 1996, a Liga Nacional de Futsal chega à sua 20ª edição com um dos chamados "clubes de camisa" como um dos favoritos ao título. Contando com um dos maiores investimentos da atualidade, o Corinthians estreia na segunda-feira contra o São José, às 20h15, no Parque São Jorge, disposto a se tornar o quinto time de massa a conquistar a maior competição do futsal brasileiro. O último gigante do futebol a levar o troféu foi o Santos em 2011. Os outros "clubes de camisa" a conquistarem o título foram Internacional (1996), Atlético-MG (1997 e 1999) e Vasco (2000).
- Nossa expectativa para esse ano é a melhor possível. Montamos um grande elenco, cada vez mais competitivo e com a chegada do Ferretti (treinador) ganhamos um apoio para os momentos decisivos. Acho que pelo projeto e pelo investimento que foi feito, o Corinthians vem para brigar pelo título. Nos últimos cinco anos, caímos na semifinal, e a torcida não vai querer saber mais disso - afirmou o fixo Neto, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2012.
Disposto a mudar de vez a sua sorte na LNF, o Corinthians promoveu uma grande renovação do seu elenco ao fim da última temporada. Dos integrantes da equipe de 2014, permaneceram no Parque São Jorge apenas Leandro, Rafa, Simi, Charuto e Neto. Os demais jogadores foram negociados ou dispensados. Para suprir as saídas, o Timão anunciou de uma só vez as contratações dos goleiros Guitta (Orlânda) e Careca (Grêmio Mogiano), do fixo Nenê (Jaragá), dos alas Caio (Orlândia), Munin (Concórdia), Deives (Joinville) e Valdin (Joinville) e do pivô Elisandro (Joinville).
Neto defendeu o Santos em 2011 (Foto: Flickr)
O Corinthians também foi buscar atletas em suas categorias de base. Passaram a integrar o elenco profissional a partir deste ano: o goleiro Luiz Gustavo, o ala Arthur e o pivô Gabriel Bi. Os três conquistaram o Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira, em dezembro, e fizeram parte do elenco campeão invicto do Metropolitano e Estadual pelo Alvinegro.
- O clube trouxe atletas experientes, que já ganharam a Liga, então esses nomes só vêm a reforçar o nosso elenco. Temos que trabalhar muito ainda, é um time completamente novo, que talvez chegue ao auge só lá para frente. Temos que ser pacientes nesse início, mas estou bem confiante que vamos disputar esse título - comentou Neto.
Aos 33 anos, o defensor tem a oportunidade de conquistar o seu segundo título por um dos chamados "clubes de camisa". Em 2011, o mineiro de Uberlândia atuava pelo Santos, que faturou a LNF em decisão por pênaltis diante do Carlos Barbosa.
- A grande diferença entre o clube-empresa e o clube de camisa é a torcida. A paixão que o torcedor tem pelo escudo é muito grande e você vê isso principalmente nos jogos decisivos. São pessoas que vão ao estádio para apoiar, diferentemente das torcidas de clubes exclusivos de futsal, muitas vezes formadas por famílias e pessoas da cidade - destacou Neto.
Valdin é um dos reforços do Corinthians para a temporada (Foto: Divulgação/Corinthians)
O Corinthians terá a companhia do arquirrival São Paulo na LNF 2015. O Tricolor do Morumbi vem participando seguidamente da competição, utilizando-se de parcerias com outros clubes em suas últimas participações. Eliminado na primeira fase na última Liga, o São Paulo adquiriu franquia própria, aumentou o investimento para este ano e trouxe o veterano ala Paulinho Japonês para liderar a equipe na temporada.
- Minha história no Corinthians ninguém vai apagar. Quando voltei para o Brasil no fim do ano passado, tive a oportunidade de jogar lá ou aqui. Preferi aqui pelo projeto que me foi apresentado e por eu poder ficar morando em São Paulo - afirmou Paulinho Japonês, que atuou pelo Timão entre 2009 e 2013.
CONFIRA TODOS OS CAMPEÕES DA LNF
1996 - Internacional-RS
1997 - Atlético-MG
1998 - Ulbra-RS
1999 - Atlético-MG
2000 - Vasco-RJ
2001 - Carlos Barbosa-RS
2002 - Ulbra-RS
2003 - Ulbra-RS
2004 - Carlos Barbosa-RS
2005 - Jaraguá-SC
2006 - Carlos Barbosa-RS
2007 - Jaraguá-SC
2008 - Jaraguá-SC
2009 - Carlos Barbosa-RS
2010 - Jaraguá-SC
2011 - Santos-SP
2012 - Orlândia-SP
2013 - Orlândia-SP
2014 - Sorocaba-SP