Sorocaba e Peñarol se enfrentaram na partida inaugural da LNF, em Uberlândia (Foto: Gilberto Santos/LNF)
Criada em 1996, a Liga Futsal chega à sua 20ª edição este ano com inúmeras transformações. A começar pelo nome oficial da competição, que passa a se chamar Liga Nacional de Futsal (LNF). Emancipado da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) desde o ano passado, o campeonato conta com diversas ações de marketing em comemoração pelas suas 20 edições. Uma delas foi o amistoso inaugural da temporada, realizado na última segunda-feira, em Uberlândia (MG), quando o Sorocaba, atual campeão da LNF, derrotou o Peñarol, campeão uruguaio.
A LNF 2015 começa na próxima segunda-feira, contando com a participação de 20 equipes. Nas próximas semanas, será lançado um inédito álbum de figurinhas da competição. Os álbuns e os cromos serão distribuídos entre os 20 clubes participantes. A tendência é que a comercialização dos mesmos aconteça apenas nas cidades onde estão situadas as equipes.
- A ideia do álbum é lançarmos uma ação promocional das 20 edições da Liga e não uma ação comercial - explicou Fellipe Drommond, diretor executivo da TFW Marketing e Participações, empresa que cuida da nova identidade visual da Liga. - Vamos decidir ainda quantos álbuns cada clube receberá. Até o final de abril, os álbuns serão repassados aos clubes, que ficarão responsáveis pela sua comercialização - completou Fellipe, que também é presidente do Sorocaba.
Álbum de figurinhas da LNF será lançado nas próximas semanas (Foto: Divulgação/LNF)
A Liga contará ainda com um novo site, novos perfis em redes sociais e um novo logotipo. Todos serão lançados na próxima segunda-feira. A nova identidade visual do campeonato é baseada nos conceitos de velocidade, dinamismo e agilidade, três características marcantes do futsal. O jogador usado como modelo da logo é o craque Falcão, considerado o maior ícone da modalidade.
- O primeiro princípio para a mudança era impactar o público mostrando que a Liga tem uma nova cara, com gestão independente. A partir daí, passamos para o tema identificação, isto é, fazer com que o torcedor identifique o nosso produto. Por fim, chegamos ao item mais importante da mudança, que é a comercialização. Queremos tornar a LNF um produto vendável. Queremos que as pessoas consumam mais o futsal - explicou Fellipe.
Complementando as ações de marketing das 20 edições da Liga, os clubes resolveram padronizar as quadras. A partir deste ano, todas as partidas da LNF com transmissão em televisão serão jogadas em um piso da cor azul. Alguns clubes já adequaram seus ginásios ao novo padrão. Para os que ainda não contam com a quadra azul, a Liga disponibiliza toda a estrutura com despesas de logística e instalação pagas pelo time mandante.
- O intuito é que o torcedor ligue a TV e logo identifique que se trata de um jogo da LNF por causa do piso. As arenas estão se adaptando aos poucos e quem ainda não tem o piso padrão pode usar o que a Liga tem disponível - finalizou o diretor executivo da TFW Marketing e Participações.
Nova identidade visa tornar a LNF um produto de mais fácil comercialização (Foto: Divulgação)
Participam da Liga Nacional de Futsal 2015 os seguintes clubes: Alaf (RS), Assoeva (RS), Atlântico Erechim (RS), Blumenau (SC), Carlos Barbosa (RS), Cascavel (PR), Concórdia (SC),
Corinthians (SP), Floripa (SC), Guarapuava (PR), Jaraguá (SC), Joinville (SC), Marechal Rondon (PR), Minas (MG), Orlândia (SP), São José (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Tubarão (SC) e Umuarama (PR).