10/4/2015 08:13
Corinthians virou único dono da marca Itaquerão, mas terá que utilizá-la
Getty Images
Arena Corinthians ainda não tem perspectivas a curto prazo de ter nome vendido
Recentemente, o Corinthians se transformou no único dono da marca Itaquerão, mas poderá perdê-la caso opte apenas por esconder a utilização dela. O padrão adotado pelo clube, que não gosta de ter o estádio chamado por apelidos, é Arena Corinthians.
A possibilidade de a marca ser perdida é prevista pelo regulamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e responsável por controlar o segmento. Foi o INPI que concedeu, em fevereiro, o domínio sobre Itaquerão para o Corinthians por dez anos. No meio desse prazo, porém, o instituto poderá rever essa concessão.
No regulamento do INPI, a marca só é preservada a partir do quinto ano se o detentor comprovar ter feito utilização. Caso tenha apenas feito o registro para retirá-la do mercado, dará margem para a solicitação de um terceiro ser aceita.
O assédio sobre a propriedade do termo Itaquerão, inclusive, é grande. Em 2012, a advogada responsável pelo processo do Corinthians explicou ao UOL Esporte que havia mais de dez empresas interessadas em registrar a marca.
Há pouco mais de dois anos, por meio de seu então gerente de marketing Caio Campos, o Corinthians informou que pretendia apenas se precaver e não tinha a ideia de dar outro nome à Arena. "Não vamos usar essas marcas Itaquerão e Fielzão (também registrado). O estádio não terá esses nomes. Registramos apenas para impedir que alguém faça isso e use fazendo referência à Arena Corinthians", explicou Caio na ocasião.
Ao retirar o nome Itaquerão de circulação, o Corinthians tem dois objetivos preponderantes. O primeiro é dar mais segurança para empresas interessadas em comprar os naming rights da Arena Corinthians. O outro é impedir que terceiros lucrem com a venda de produtos licenciados referentes ao estádio.
No registro feito no INPI, é justamente para o segmento de produtos licenciados que o Corinthians tem direito de exclusividade. A lista é grande e vai desde materiais escolares, roupas, bolsas, mochilas e até mesmo estabelecimentos comerciais, entre outros.
A reportagem tentou contato com os diretores dos departamentos jurídico e marketing do Corinthians, mas não obteve sucesso. Funcionários deste último, entretanto, admitiram que o clube não tem planos para utilizar a marca Itaquerão.
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