Rivais podem decidir a liderança geral da primeira fase do Paulista neste domingo
Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC
Corinthians e Santos promovem neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista , um encontro recheado por invencibilidades. O clássico que pode definir, ou levar para a última rodada, a liderança geral da primeira fase da competição anda relacionado com números significativos, principalmente corintianos.
A alvinegro da capital administra o lobby de favoritismo devido ao futebol convincente, mas, principalmente, pelas séries invictas. A equipe não perde um clássico para os seus três principais rivais há nove jogos: o último foi em 9 de março de 2014, contra o São Paulo . Além disso, ainda não foi derrotado nos 21 jogos em que disputou na temporada e chegou na quarta-feira a 28 partidas de invencibilidade em seu novo estádio, contabilizando retrospecto do ano passado.
O Santos , por sua vez, se apega a Robinho, a sua maior esperança. O camisa 7 tem sete vitórias em nove confrontos diante do rival e a sua invencibilidade, desde 2002, ainda não totalmente quebrada, já que só viu a equipe perder uma vez, quando foi substituído de campo, no jogo que iniciou a terceira passagem pelo clube. O zagueiro Gil marcou no fim, com o santista fora, e garantiu o triunfo por 1 a 0.
O Corinthians lidera a competição, com 35 pontos, mas ainda pode ser alcançado por São Paulo, que tem 29 e joga neste domingo, e o próprio Santos, vice-líder com 30. O Palmeiras chegou aos 30 pontos no sábado e só tem mais um jogo na competição.
Corinthians controla favoritimo e terá medalhões
O técnico Tite fez questão de controlar publicamente o favoritismo de sua equipe para o clássico após a atuação empolgante diante do Danubio, do Uruguai, na última quarta-feira, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Tite está invicto com o Corinthians no ano, mas pregou respeito
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press
O comandante corintiano ainda confirmou que escalará força máxima para tentar confirmar a primeira colocação geral. A única dúvida é o zagueiro Felipe, substituído com dores no ombro na última partida. Se não puder atuar, o ex-santista Edu Dracena, que jogou pelo clube entre 2009 até 2014, será o substituto.
Com isso, o provável Corinthians terá: Cássio; Fagner, Felipe (Edu Dracena), Gil e Uendel; Ralf, Elias, Jadson e Renato Augusto; Emerson Sheik e Guerrero.
Santos tem mistérios e volta de Robinho
O técnico Marcelo Fernandes avisou deve promover modificações para o clássico. O Santos, que vem de dois tropeços e a perda de sua invencibilidade na temporada, teve a semana livre para trabalhar, mas recheada por mistérios e treinos fechados.
Marcelo Fernandes adotou mistério durante toda a semana do Santos
Foto: Miguel Schincariol / Gazeta Press
"A respeito do time estamos pensando, sim, em fazer uma alteração em virtude do adversário. Treinamos duas, três formações, e vamos aguardar até amanhã (sábado)", disse.
O comandante santista permitiu apenas o acompanhamento de alguns minutos das atividades na quinta e sexta-feira, quando fez movimentações táticas. A tendência é a saída do atacante Geuvânio, que passa por um longo jejum de 12 jogos sem marcar, para a entrada de um meio-campista. Elano, Marquinhos Gabriel e Lucas Otávio concorrem a uma vaga na equipe.
Confirmado, somente o retorno do atacante Robinho, desfalque nos dois últimos confrontos após servir a Seleção Brasileira . O camisa 7 minimizou o favoritismo do rival.
"Estou feliz em retornar. Claro que estava contente na Seleção (Brasileira), mas estou feliz de voltar. O Corinthians é um grande time, não é a fase que está que fará o jogo ser diferente. Sempre foi difícil, não vai ser diferente. Não vi o jogo de ontem (quarta-feira, contra o Danubio), estava jogando videogame com meus filhos. Respeito o time, mas no futebol as coisas mudam muito rápido ganhando, os elogios do Corinthians vão passar de lado. Nosso time etá preparado para fazer um grande jogo", afirmou, alegando ainda que o tabu em torno do rival acabará em algum momento.
O provável Santos vai a campo com: Vladimir; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Valencia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Elano, Marquinhos Gabriel ou Lucas Otávio), Robinho e Ricardo Oliveira.