5/4/2015 07:57
Volta pra casa levou Robinho e Elias à seleção. Quem decide clássico hoje?
Divulgação/Santos FC
O clássico entre Corinthians e Santos neste domingo, na Arena Corinthians, válido pela 14ª rodada do Campeonato Paulista, marcará o confronto de dois atletas bastante identificados com seus clubes – o volante Elias, do time de Parque São Jorge, e o atacante Robinho, do alvinegro praiano.
Elias e Robinho tiveram seus melhores momentos na carreira atuando pelos clubes paulistas. A dupla recuperou o bom futebol ao "voltar para casa" no ano passado após passagens apagadas na Europa. As boas apresentações por Corinthians e Santos, inclusive, renderam aos dois o retorno a seleção brasileira.
Desde a volta de Dunga, Robinho foi convocado duas vezes. A primeira ocorreu às pressas para o lugar do lesionado Hulk. No entanto, o camisa 7 do Santos voltou a ser chamado para os amistosos contra França e Chile recentemente e, agora, disputa com Luiz Adriano a última vaga para o ataque da seleção brasileira, que será convocada para a Copa América no Chile.
Robinho voltou mais experiente da Europa. Aos 31 anos, o ídolo santista exerce a função de líder dentro e fora do campo no Santos. Ele orienta os atletas mais jovens e atua como uma espécie de representante do elenco perante a diretoria.
Na seleção, apesar não ganhar espaço entre os titulares, Robinho é uma referencia de Dunga. O atacante já mostrou o seu papel de liderança ao orientar companheiros em treino de dois toques e escutar atentamente orientações da comissão técnica.
Elias não é diferente. Sem espaço com Luiz Felipe Scolari e pouco valorizado no mercado europeu após passagens pelo Atlético de Madrid-ESP e Sporting-POR, Elias retornou ao Corinthians para tentar ser feliz mais uma vez. Meses depois, a impressão é de que o desejo do meio-campista foi cumprido de forma plena.
Ídolo em passagem curta pelo Flamengo, Elias nunca se sentiu tão em casa em um clube quanto no Corinthians. Liderado por Mano Menezes, seu tutor no futebol, e pelo ex-presidente Mário Gobbi, o negócio para tirá-lo de Portugal levou meses, envolveu até um anúncio público de desistência e valores elevados: R$ 12 milhões pelos direitos econômicos e o teto salarial corintiano em R$ 500 mil.
Elias foi chamado por Dunga em três de suas quatro convocações - ficou de fora naquela que não incluía jogadores do Brasil - e irá à Copa América. Mas, no Corinthians, é consenso que seu futebol apareceu de fato é nesta Copa Libertadores. Com uma pré-temporada forte, ele iniciou a competição com quatro gols em quatro partidas e ganhou espaço no sistema tático 4-1-4-1 adotado por Tite.
Atrás de um título de peso que marque sua passagem pelo Corinthians de forma definitiva, Elias recusou até oferta milionária da China porque ainda tinha ambições grandes mesmo prestes a completar 30 anos.
Corinthians e Santos entrarão em campo com força máxima no clássico deste domingo. No alvinegro praiano, além do retorno de Robinho da seleção brasileira, o técnico Marcelo Fernandes deve promover a volta de Elano ao time titular. Será a segunda vez que o meia iniciará uma partida na temporada. O lateral esquerdo Chiquinho, que não atua desde fevereiro por causa de edema muscular na coxa esquerda, está recuperado e também volta ao time titular.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SANTOS
Data: 5 de abril de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson José de Moraes Coelho
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Felipe e Uendel; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Emerson; Guerrero
Técnico: Tite
Santos: Vladimir; Cicinho, David Braz, Werley e Chiquinho; Valencia, Renato, Elano e Lucas Lima; Robinho e Ricardo Oliveira
Técnico: Marcelo Fernandes
VEJA TAMBÉM
- ESCALADOS! O Corinthians está escalado para o jogo na Copinha; Confira
- FAVORITOS? Segundo jornalista, Corinthians é o time mais preparado para o início do Paulistão
- Corinthians x Vila Nova na Copinha: onde assistir e prováveis escalações
3423 visitas - Fonte: UOL
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas