26/3/2015 11:33

COM A PALAVRA: Carioca e Paulistão x Torneio Rio-São Paulo

Mais uma Alternativa para os Grandes Clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo

COM A PALAVRA: Carioca e Paulistão x Torneio Rio-São Paulo
Carioca vem registrando baixíssimo público nos estádios

Não parece haver dúvidas que, para os grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, jogar a Copa da Liga Rio / São Paulo é uma alternativa comercialmente mais atraente do que se jogar os ultrapassados Campeonato Carioca e Campeonato Paulista.

Seja para competições estaduais, seja para competições regionais, as 19 datas disponíveis para estas no calendário atual parecem algo exagerado e extenso em demasia. Mas, já que se utiliza as tais 19 datas, é melhor, para os grandes clubes do eixo Rio / São Paulo, aproveitá-las em um lucrativa Copa da Liga Rio / São Paulo, do que com arcaicos estaduais.

Em texto anterior a este, o signatário apresentou uma proposta para a realização do Rio / São Paulo com oito clubes, em 19 datas. Também em texto anterior a este, apresentou uma proposta para a realização do Rio / São Paulo com 14 clubes, em 19 datas.


Agora, se apresenta uma proposta de realização do Rio / São Paulo com 16 clubes, em 18 datas, nos seguintes termos:

a) Seria criada a Liga Rio / São Paulo de Clubes, composta de 16 clubes fixos: oito do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, América, Bangu, Madureira, Volta Redonda) e oito de São Paulo (São Paulo, Santos, Corínthians, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, São Caetano).

b) Estes 16 clubes jogariam a Copa da Liga Rio / São Paulo, em 18 datas. Assim, utilizariam as 18 datas dedicadas ao certame, e não 19 datas em campeonatos estaduais.

c) O certame teria fase classificatória, quarta de final, semifinal e final.

d) Na fase classificatória, os 16 clubes jogariam entre si, em turno único, classificando-se os oito melhores para as quartas de final (15 rodadas).

e) Nas quartas de final, haveria quatro grupos de dois clubes, com estes fazendo jogo único e classificando-se o melhor em cada grupo, tendo-se quatro classificados para a semi final (uma rodada).

f) Na semifinal, haveria dois grupos de dois clubes, com estes fazendo jogo único e classificando-se o melhor em cada grupo, tendo-se dois classificados para a final (uma rodada).

g) Na final, os clubes envolvidos decidiriam o título em jogo único (uma rodada).

Como se vê, com as menos datas que hoje estes clubes dedicam à disputa de enfadonhos campeonatos estaduais (18 na proposta, ao invés das 19 atuais, dos estaduais), poderiam jogar uma Copa da Liga Rio / São Paulo, atraente, competitiva e lucrativa. Sem dúvida, uma opção melhor, para estes 16 clubes, do que a opção atual.

Seja com oito clubes e em 19 datas (a opção preferida deste autor), seja com 14 clubes e em 19 datas, seja com 16 clubes e em 18 datas, algo é certo: para os grandes clubes do estado do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo, disputar o Rio / São Paulo é algo bem mais benéfico que disputar falidos estaduais.

*Luis Filipe Chateaubriand é Membro do Bom Senso Futebol Clube e Autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”. As opiniões arroladas ao longo deste texto constituem exclusivamente o pensamento do autor, não do Bom Senso Futebol Clube.


VEJA TAMBÉM
- Flamengo encerra preparação para enfrentar o Corinthians com craque do time em baixa
- SUBSTITUIDO! Memphis não deve entrar em campo contra o Flamengo; Entenda e veja substituto
- NO AUGE! Rodrigo Garro tem temporada com mais participação em gols na carreira









4767 visitas - Fonte: LanceNet !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Flamengo

Brasileiro

Qui - 20:00 - Neo Química Arena
5 X 2
Corinthians
Atletico Paranaense
publicidade
publicidade
publicidade