18/3/2015 09:43

Pacotão tático: Tite muda time duas vezes e "antevê" vitória pelas laterais

Técnico abre mão de seu 4-1-4-1 com apenas dez minutos, posiciona Sheik como atacante, mas ganha jogo só na etapa final, depois de cantar jogadas pelas pontas

Pacotão tático: Tite muda time duas vezes e
Tem de jogar mais pelas laterais. Precisamos de infiltrações".
Foram essas as palavras do técnico Tite na volta do intervalo, após um 0 a 0 truncado no primeiro tempo, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, no Uruguai.

Diante de um Danubio extremamente retrancado (apesar de jogar como mandante), o Corinthians não conseguiu propor o jogo no primeiro tempo. O jeito foi mudar radicalmente a estratégia que vem se tornando padrão da equipe em 2015.

Com Fagner e Uendel liberados para atacar no segundo tempo, o Corinthians venceu por 2 a 1 (teve ainda um pênalti perdido, com Renato Augusto), chegou a nove pontos no Grupo 2 e se aproximou da classificação à fase de mata-mata.



A formação ideal para Tite, o 4-1-4-1, durou apenas os dez primeiros minutos de jogo. Motivo: a retranca do Danúbio

Com a volta de Renato Augusto, recuperado de lesão, Guerrero, que cumpriu suspensão de três jogos na Libertadores, Tite deixou Danilo no banco e montou o time como vem fazendo, no 4-1-4-1. Mas, com apenas dez minutos, o técnico percebeu que não poderia manter esse esquema.

Com o Danubio totalmente recuado, procurando manter todos os seus homens atrás da linha da bola, todos os jogadores de ataque do Timão pareciam ter dois na marcação. Ninguém parecia à vontade. O Corinthians de Tite prefere jogar sem a bola - fazendo blitz, atrás de um erro do adversário, ou buscando os contra-ataques. Como o Danubio se recusava a sequer tentar jogar, cabia ao Corinthians buscar algo diferente. Faltava espaço.

Tite chamou Emerson e Guerrero na beira do campo aos 10. Orientou, gesticulou, e logo foi possível ver Sheik saindo da ponta esquerda e passando o centro do ataque, buscando jogo com o peruano. Jadson, Elias e Renato Augusto tinham a função de buscar triangulações. A melhor delas saiu aos 38, numa bola que acabou chegando para Guerrero dentro da área. O peruano foi segurado de forma escandalosa por Cristian Gonzalez, mas o árbitro chileno Julio Bascuñan ignorou o pênalti.



Tite rapidamente deslocou Sheik para o ataque, na expectativa de que ele buscasse tabelas com Guerrero


Mas ainda era muita gente do Danubio na frente da área, e as tentativas de infiltração pelo meio acabavam esbarrando numa perna uruguaia. Faltava jogar pelas laterais. Em entrevista à Fox, na volta para o segundo tempo, Tite avisou que liberaria Fagner e Uendel para avançarem. Até então, cada lateral só havia aparecido em uma oportunidade durante todo o primeiro tempo.

Fagner foi quem mais se destacou. Como um ponta, ele criou a jogada que gerou o pênalti sofrido por Elias aos 16 (e chutado para fora por Renato Augusto) e o gol de Guerrero aos 24.



No segundo tempo, Tite mandou seus laterais para o ataque, prendendo Ralf com os zagueiros. O lance do pênalti e o primeiro gol saíram em jogadas com Fagner, com Sheik e Guerrero se movimentando muito no ataque


Atrás no placar, e já praticamente eliminado ainda no primeiro turno da fase de grupos, o Danubio tentou esboçar uma reação. Mas sem qualidade técnica nenhuma. O Timão chegou ao segundo gol num lance de bola parada, aos 34: Jadson ergueu na área, e Felipe cabeceou para a rede.

O gol de Barreto já nos acréscimos acabou com a invencibilidade da defesa alvinegra que já durava seis jogos. Foi numa jogada isolada, num momento de falta de atenção de um time que sabia que já havia feito por merecer a vitória.

Com nove pontos, seis deles conquistados como visitante, o Corinthians está pertíssimo da classificação. Mais importante do que isso: vencendo e convencendo, mostrando que Tite não tem nada de teimoso, lê bem o jogo e sabe mudar quando necessário.




Emerson Sheik começou na ponta esquerda, mas logo foi deslocado para o centro do ataque



VEJA TAMBÉM
- Depay agradece Neto e destaca importância após Corinthians x Athletico-PR
- Hugo Souza define vínculo e vencimentos com Corinthians, declara André Hernan:
- Depay envia mensagem para Craque Neto após marcar golaço de falta no Corinthians.









10593 visitas - Fonte: Globo Esporte !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Copa do Brasil

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Flamengo

Brasileiro

Qui - 20:00 - Neo Química Arena
5 X 2
Corinthians
Atletico Paranaense
publicidade
publicidade
publicidade