14/3/2015 21:22
Tite reprova Cristian em nova função no meio-campo e assume a culpa
A experiência de utilizar Cristian um pouco mais adiantado no meio-campo do Corinthians durou 47 minutos. Sem contar com Renato Augusto e Danilo, o técnico Tite avançou o volante diante do Red Bull Brasil, neste sábado, e não ficou satisfeito com o que viu. Decidiu substituí-lo pelo atacante Vagner Love já no intervalo do empate sem gols em Itaquera.
“O Cristian tem uma empatia com o grupo, uma consciência grande. Foi utilizado em uma função diferente. Era algo que eu precisava testar. Mas, no 4-1-4-1, fica mais difícil para ele mesmo. Não é culpa dele. É também do técnico, que precisava ver essa situação”, comentou Tite.
Cristian virou primeiro volante em sua passagem anterior pelo Corinthians. Repatriado, ele contou que voltou a atuar mais à frente no período em que esteve no Fenerbahce, da Turquia. “No 4-2-3-1, ele funciona bem”, ponderou o técnico corintiano, falando “em termos táticos”, como gosta de enfatizar.
De qualquer maneira, a utilização de três jogadores com poder de marcação no meio-campo – Ralf, Cristian e Elias – não está completamente descartada para o futuro. Tite considera a composição útil para momentos em que o Corinthians precisar adotar uma postura mais cautelosa.
“A mecânica se perde na agressividade, principalmente contra adversários que esperam a gente chegar. Se é contra uma equipe que agride mais, acaba abrindo espaço para a qualidade de passe e para o lançamento em profundidade”, disse Tite, mencionando duas virtudes de Cristian. “A gente fica forte defensivamente, mas com poder de criação abaixo do normal”, resumiu.
O Red Bull não agrediu tanto neste fim de semana, mas só chegou a recuar consideravelmente nos minutos finais da partida contra o Corinthians. Segundo os jogadores, o mérito do time visitante foi copiar o sistema adotado por Tite. “Mas isso é um detalhe. Não jogamos com dois articulares, com triangulação nos setores. Eu precisava testar o Cristian”, repetiu o técnico.
Na noite de terça-feira, Cristian retornará ao banco de reservas. O Corinthians provavelmente terá o retorno do recuperado meia Renato Augusto contra o Danubio, no Uruguai, pela Copa Libertadores da América.
VEJA TAMBÉM
- QUAL SUA OPINIÃO? Neto defende Ángel Romero e pressiona Augusto Melo a renovar com o camisa 11
- MELHOR EM CAMPO! Matheus Bidu celebra destaque em mais uma partida pelo Corinthians
- CONTAS LIBERADAS! Corinthians conquista decisão judicial para suspender bloqueios bancários
22779 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas