10/3/2015 14:08
Há 16 anos, Timão goleava o Cerro Porteño por 8 a 2 no Pacaembu pela Libertadores
Em 1999, o Corinthians impôs uma das maiores goleadas da história da competição continental, com cinco gols do atacante Fernando Baiano
Dinei iniciou a partida entre os titulares
A noite do dia 10 de março de 1999 foi histórica para o Corinthians. Nesse dia, o Timão recebeu o Cerro Porteño-PAR no Pacaembu, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América daquele ano. Um confronto entre escolas brasileira e paraguaia que poderia ser considerado difícil antes do início, mas que se tornou uma das maiores goleadas da história da competição continental depois que a bola rolou. Atual campeão brasileiro naquela época, o Timão não tomou conhecimento do adversário e aplicou sonoros 8 a 2.
Mesmo com a ausência de Marcelinho Carioca, o Alvinegro deu um espetáculo para a Fiel. Edílson, de fora da área, abriu o placar aos cinco minutos da primeira etapa. Quatro minutos depois, Fernando Baiano começou a dar um show particular.
O atacante marcou aos nove, aos 15 e aos 16, abrindo 4 a 0 antes mesmo de o relógio indicar 20 minutos do primeiro tempo. Fernando Baiano ainda empurou para as redes aos 32 minutos, mas o gol foi dado a Índio, que chutou ao gol antes do toque do camisa 9.
O Cerro Porteño descontou de pênalti, mas Fernando Baiano estava impossível e fez mais um no fim da etapa inicial. O jogo foi para o intervalo com o Corinthians vencendo por 6 a 1.
O segundo tempo teve menos gols, não tão menos importantes. Ao marcar o sétimo, Silvinho, jogador revelado nas categorias de base, fez o primeiro gol dele com a camisa do Timão como profissional. Após a equipe paraguaia novamente descontar, Fernando Baiano, sempre ele, marcou o quinto dele no jogo e deu números finais à goleada histórica: 8 a 2.
Esta partida ficou marcada como uma das 10 maiores goleadas da história da Libertadores, a maior do Timão no torneio.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 8 X 2 CERRO PORTEÑO
Copa Libertadores da América, fase de grupos
Data: 10/03/1999
Local: Pacaembu, São Paulo-SP
Árbitro: Oscar Sequeira (ARG)
Gols: Edílson (COR) aos cinco minutos, Fernando Baiano (COR) aos 9, 14, 16 e 45 minutos, Índio (COR) aos 32 minutos, Mauro Caballero (CER) aos 36 minutos do primeiro tempo; Silvinho (COR) aos 9 minutos, Toledo (CER) aos 41 minutos e Fernando Baiano (COR) aos 43 minutos do segundo tempo.
CORINTHIANS: Nei; Índio, Cris, Gamarra, e Silvinho; Vampeta, Rincón e Ricardinho (Amaral); Edílson, Fernando Baiano e Dinei (Edu). Técnico: Evaristo de Macedo
CERRO PORTEÑO: Aceval; Villalba (Paulo Roberto), Dario Caballero, Juan Lopez e Toledo; Gómez, Recalde, Gavilán (Peralta) e Alvarenga; Gauchinho e Mauro Caballero (Aguilera). Técnico: Jair Pereira
Você encontra essa e mais informações sobre o Corinthians no aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS pela Apple Store e Android, pela Google Play e Samsung Galaxy Apps
VEJA TAMBÉM
- ESTRATÉGIA ADOTADA! Corinthians monitora mercado e foca em jogadores livres para reforçar equipe em 2025
- FALA, JOIA! Gui Negão fala sobre futuro e começo no Corinthians
- NÃO VAI FICAR? Situação de Talles Magno causa preocupação no Corinthians
18615 visitas - Fonte: Site Oficial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas