6/3/2015 12:22

Contra Fla e Corinthians, clubes querem mudar rateio de R$ 300 milhões do pay-per-view

Os representantes dos clubes devem se reunir em maio com a Globo

Contra Fla e Corinthians, clubes querem mudar rateio de R$ 300 milhões do pay-per-view
Com Flamengo e Corinthians abocanhando, sozinhos, 28% dos R$ 300 milhões divididos pela Rede Globo no pay-per-view do Brasileiro, os demais clubes se articulam para tentar mudar a forma como o rateio do dinheiro é feito. Eles não apenas contestam a metodologia utilizada nas pesquisas pelo Ibope em conjunto com o Datafolha como propõem um modelo supostamente mais democrático para distribuir a receita.

A princípio, o diretor executivo de esportes da emissora, Marcelo Campos Pinto, não descartou a discussão.

Pressionado pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante o Conselho Técnico da Série A, na última segunda-feira, ele respondeu apenas que a CBF não era o fórum adequado para o assunto.

Uma reunião deve acontecer em maio.

Boa parte dos dirigentes contesta a estratégia de pesquisa dos institutos, considerada rasa por contar com um campo que compreende, segundo dados de 2014, apenas 1.825 mil domicílios e menos de 10 mil torcedores. Mais do que isso: baseada apenas na pergunta para qual time o entrevistado torce.

Uma das sugestões é de que, em caso de mudança, ele passasse a ter de listar as suas cinco equipes preferidas.

"O Ibope não entende nada. Não sabe nada. Quem sabe sobre o Vasco sou eu. E minha torcida é muito maior do que essas que eles falam que estão na minha frente", se exaltou o cruzmaltino Eurico Miranda, durante o encontro no início da semana.


Rateio do pay-per-view do Brasileiro em 2014



De acordo com a cláusula sexta do contrato firmado com a Globo até 2018, uma mudança na pesquisa passa pelos próprios clubes.

"A pesquisa deverá ser conduzida por um instituto de pesquisa independente a ser escolhido pelos clubes cedentes, ficando a cargo destes também a eventual alteração na metodologia que deverá ser feita até o fim do ano posterior ao da pesquisa, desde que as indicações ocorram até o dia 31 de janeiro do respectivo ano. Caso não haja indicação, a Globosat realizará a pesquisa junto ao Ibope e/ou Datafolha e entregará o(s) respectivo(s) resultado(s), considerando a metodologia descrita acima", diz um dos trechos do documento que o ESPN.com.br teve acesso.

Essa não é a única alteração no pay-per-view que deverá ser colocada em pauta na reunião com a Globo em maio.

Outra proposta é para que 40% do total a ser dividido seja repartido igualmente entre todas as equipes. 30% seriam ainda rateados conforme desempenho técnico enquanto os demais 30% ficariam dentro do critério atual de torcida.

A sugestão deve encontrar resistência. Além de Flamengo e Corinthians, o Cruzeiro foi um dos que já se manifestou contrário a eventuais modificais. Os atuais bicampeões brasileiros foram os que mais cresceram na última temporada, com um aumento de 0,90% em sua fatia nos R$ 300 milhões.


VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Ídolo corintiano pode estar de saída do clube para rival brasileiro!
- VAQUINHA DA FIEL PERDE FORÇA! Campanha para quitar dívida com a Caixa chega a apenas 4% da meta!
- Renovação de contrato de Talles Magno com o Corinthians adiada para 2025









14763 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade