6/3/2015 10:37
Histórico fim do tabu contra o Santos de Pelé completa 47 anos
Os gols marcados por Paulo Borges e Flávio no dia 6 de março de 1968 na vitória por 2 a 0 marcaram a história do clássico alvinegro
O dia 06 de março é bastante especial para o Corinthians. Não se trata de um título, mas de um jogo que entrou para a história do clube do Parque São Jorge. Nesta mesma data, em 1968, o Timão quebrou um tabu de 11 anos sem derrotar o Santos em partidas pelo Campeonato Paulista. Paulo Borges e Flavio ficarão marcados para sempre por terem dado um ponto final ao jejum.
Tudo começou em 1957, quando o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1, em Torneio de Classificação/Campeonato Paulista, com gols de Luizinho (2). Pouco mais tarde no mesmo ano, os dois alvinegros disputaram uma partida que valeu a Taça dos Invictos em definitivo para o Timão, após empate por 3 a 3.
Até a quebra do tabu, a Fiel presenciou momentos importantes como a chegada de Rivellino, o Reizinho do Parque, em 1965, e a criação do apelido “Timão” pela imprensa paulistana em 1966, quando Ditão, Nair e Garrincha chegaram ao clube. Porém, em 1968 é que viria a redenção no clássico com o alvinegro praiano.
A noite de 06 de março de 1968 no estádio do Pacaembu foi inesquecível. Paulo Borges e Flavio são lembrados até hoje pelos gols marcados. Mas também houve outros personagens, como o zagueiro Luis Carlos, que foi um marcador implacável de Pelé, e Rivellino, que chutou bola na trave e deu a assistência do segundo gol.
Depois dos gols, o Santos pressionou ao máximo para manter o tabu. Tiveram até duas bolas na trave. Mas a noite era do Corinthians, era do fim do jejum. Por mais que tenha sido apenas uma vitória, valeu como título. Ao ponto de a Fiel invadir o campo e carregar os jogadores como verdadeiros herois, com um coro: “Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!”.
Em depoimento, Paulo Borges contou detalhes da histórica noite. "Foi a melhor partida da minha vida. Nossa festa foi até de manhã e eu fiquei vendo o teipe do jogo lá no Parque”, declarou.
Apesar do jejum de 11 anos, o retrospecto do Timão contra o time da Baixada Santista é bastante positivo. Em 316 partidas, o Alvinegro venceu 126 jogos, empatou 91 e perdeu 99.
Tabu de 11 anos, apenas no Campeonato Paulista
Habitualmente propagada, a versão de que o Corinthians passou 11 anos sem vitórias sobre o rival, além das partidas válidas pelo Paulistão, não é verídica. Em meio aos 11 anos, o Timão venceu a equipe da Baixada Santista em quatro oportunidades. Em 1958 e 1960, pelo Torneio Rio-São Paulo, o time do Parque São Jorge superou o Santos pelo mesmo placar de 2 a 1, bem como em 1961, por 2 a 0, e 1962, por 3 a 1, em duelo válido pela Taça São Paulo/Torneio Nacional.
CORINTHIANS 2 X 0 SANTOS
Campeonato Paulista 1968
Data: 06/03/1968
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo-SP
Árbitro: Roberto Goycochea (Uruguai)
Gols: Paulo Borges (COR) aos 13 minutos e Flávio (COR) aos 31 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Diogo; Osvaldo Cunha, Ditão, Luís Carlos (Clóvis) e Maciel, Édson e Rivelino; Buião, Paulo Borges, Flávio e Eduardo. Técnico: Lula
SANTOS: Cláudio; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Lima, Negreiros, Kaneko e Toninho; Pelé e Edu. Técnico: Antoninho Fernandes
VEJA TAMBÉM
- PRA QUEM ODEIA O CORINTHIANS, TÁ OTIMISTA! Milton Neves elogia contratação de Dorival Júnior
- SEQUÊNCIA RUIM CONTINUA! Corinthians sai atrás, mas empata com o São Paulo no BR Feminino
- TÁ DIFÍCIL! Fred Luz critica diretoria do Corinthians por ambiente turbulento
6270 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas