1/3/2015 10:26
Em quatro anos de Fábio Santos, Corinthians sofre, e muito, sem o camisa 6
Sem Fábio Santos, aproveitamente do time cai aproximadamente 20%
Fábio Santos vai fazer falta ao Corinthians. Com a notícia de que o lateral precisará operar seu joelho direito e parar por no mínimo 45 dias, a torcida alvinegra pode começar a se preocupar com os resultados do time. Pelo menos é o que os números mostram.
Mesmo contestado muitas vezes, o titular corinthiano já é dono da posição há quatro anos. Pouco depois de chegar ao clube, assumiu o lugar de Roberto Carlos no vexame diante do Tolima e não saiu mais da equipe desde a ida do pentacampeão mundial para a Rússia.
De lá para cá são 198 jogos oficiais pelo Corinthians - ainda que tenha comemorado 200 em janeiro diante do xará inglês, contando amistosos. Nessas partidas, o aproveitamento do time é de 65%, com 110 vitórias, 56 empates e apenas 32 derrotas.
Quando Fábio Santos não entrou em campo, porém, o aproveitamento alvinegro despenca em 20 pontos percentuais. Em 76 jogos sem seu titular na lateral esquerda, o Corinthians venceu 25, empatou 27 e perdeu 24, um aproveitamento de 44,7%.
Já os números individuais de Fábio Santos não são tão impressionantes. Foram 13 gols pelo clube, a maioria deles de pênalti. E as assistências também são inferiores se comparadas a outros laterais das maiores equipes do país - apenas sete desde 2011, contanto Brasileiros e Libertadores..
Ainda assim, o Corinthians faz menos gols quando o lateral não joga. Mesmo conhecido pela vocação defensiva, o jogador vê o time marcar, em média, 1,6 gols por jogo quando está em campo. Já quando esteve ausente, esse número caiu para 0,75.
Na defesa, o desfalque de Fábio Santos também é problema - mas, por incrível que pareça, menor do que no ataque. Quando jogam os laterais reservas, o Corinthians aumenta sua média de gols sofridos de 0,6 por jogo para 0,84.
O maior período em que o lateral esteve afastado foi o segundo semestre de 2013, por lesão. Em 17 jogos sem o camisa 6, o Corinthians só venceu três. No início de 2014, Fábio Santos também conviveu com problemas físicos, e o time acabou eliminado do Paulista na primeira fase. Coincidência ou não, as piores fases do time desde que o lateral chegou.
Neste domingo, o Corinthians terá que se virar mais uma vez se Fábio Santos. Cheio de reservas, o time recebe em sua arena o Mogi Mirim, pelo Paulista, às 16h.
Roberto Carlos, Denner, Ramón, Dodô, Igor, Uendel... Todos foram desbancados ou não tiveram espaço com o titular, e os números mostram o porquê.
VEJA TAMBÉM
- Corinthians precisa de vitória para garantir vaga na Libertadores e Copa do Brasil!
- Hugo Souza comemora permanência no Corinthians após ansiedade pelo momento
- NÃO VAI TER GOLPE! Torcida dá as caras e faz pichação nos muros da sede social do Corinthians
33633 visitas - Fonte: ESPN
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas