23/2/2015 13:09
Por gandula, Corinthians é denunciado e pode ter complicações na Libertadores
Jogadores do Corinthians comemoram gol na vitória sobre o São Paulo
Após a estreia com vitória sobre o São Paulo, o Corinthians foi denunciado pela Conmebol e terá de se defender para não sofrer uma punição forte na Copa Libertadores da América. A comissão disciplinar da entidade abriu uma reclamação contra o alvinegro por um lance aos 46 minutos do segundo tempo, quando houve uma confusão com um gandula, expulso pelo árbitro, por ter, segundo o juiz, atrapalhado o andamento do duelo.
No momento da exclusão de campo, o placar já marcava 2 a 0 para os donos da casa, em Itaquera, faltando apenas três minutos para o apito final. A diretoria tem até quarta-feira para enviar as suas justificativas sobre o episódio.
De acordo com o processo da associação sul-americana, o time do Parque São Jorge foi denunciado em dois artigos do Regulamento Disciplinar do torneio:
- por ter "violado as pautas mínimas do que se considera como comportamento aceitável no âmbito do esporte e do futebol organizado";
- e por ter "causado a interrupção ou o abandono de uma partida, ou ser responsável direto ou indireto por isso".
Como o código da Conmebol não prevê penas específicas para cada caso, mas sim penas gerais que são atribuídas de acordo com cada julgamento, a punição para o Corinthians pode variar desde uma advertência, passando por perda de mando ou portões fechados, ou até, em casos mais extremos, a exclusão da competição.
Em contato com a reportagem, o advogado do clube entendeu como absurda a atitude da entidade organizadora da Libertadores e disse que já há uma defesa preparada para livrar o time de qualquer problema nas próximas semanas.
"É um absurdo. Por que um gandula tentaria retardar uma partida aos 46 minutos do segundo tempo, com o placar de 2 a 0? Isso não faz sentido nenhum. É uma atitude absurda da Conmebol", afirmou João Zanforlim.
"Pegamos imagens da nossa câmera do estádio e também da Globo para mostrar o que de fato aconteceu. O gandula joga a bola de volta para o campo, o Paulo Henrique Ganso chuta ela pra fora. Mas isso o juiz não viu. Ele viu o time todo reclamando, e foi lá e expulsou o gandula. As nossas imagens mostram o lance inteiro". completou.
Na primeira partida pela competição, ainda antes da fase de grupos, o alvinegro teve de se defender das expulsões de Fabio Santos e Palo Guerrero. O peruano pegou três jogos de suspensão por causa de um tapa no adversário, que lhe causou a exclusão de campo.
Veja todas as punições previstas no regulamento da competição
a) advertência,
b) repreensão, aviso ou intimação;
c) multa, que nunca será inferior a US$ 100 nem superior a US$ 400.000;
d) anulacão do resultado do jogo;
e) repetição do jogo;
f) dedução de pontos;
g) determinação do resultado do último jogo;
h) obrigação de jogar com portões fechados;
i) fechamento total ou parcial do estádio;
j) proibição de jogar uma partida em um estádio determinado;
k) obrigação de jogar um jogo em um terceiro país;
l) desclassificação de competições em curso e/ou exclusão de futuras competições;
m) retirada de um título ou prêmio;
n) rebaixamento a nível inferior
o) retirada da licença para disputar torneios,
p) proibição de venda e/ou compra de ingressos;
q) proibição de efetuar transferências.
VEJA TAMBÉM
- Corinthians x Vasco: Onde assistir e prováveis escalações
- HISTÓRICO! Jogadores do Corinthians declaram apoio ao presidente Augusto Melo em meio a possível impeachment
- FALA, MÁGICO! Talles Magno projeta vitória do Corinthians contra o Vasco no Brasileirão
69681 visitas - Fonte: ESPN
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas
Como sempre tentando prejudicar o timão