20/2/2015 14:13
Arenas de Palmeiras e Corinthians são sucesso de público, mas fracasso de crítica
Allianz Parque foi eleita a melhor arena do mundo pelos internautas
Pelo quinto ano seguido, o site "Stadium Database" fez a sua eleição do melhor estádio do ano. Apesar de bem contados entre torcedores, os estádios de Palmeiras e Corinthians não agradaram os especialistas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. Mais de 96 mil internautas ao redor de 136 países puderam eleger popularmente qual o melhor estádio do mundo dentre aqueles inaugurados em 2014 na sua opinião. A maioria dos votos veio do Brasil, Rússia, Espanha e Polônia.
Cada participante votava nos cinco melhores estádios na sua opinião, dando 5 pontos ao primeiro, 4 ao segundo, 3 ao terceiro e assim por diante.
Aberto em novembro do ano passado, o Allianz Parque ficou em primeiro entre os populares com 134.725 votos. O San Mamés Barria, do Athletic Bilbao (96.712), ficou em segundo. E a Otkritie Arena, do Spartak de Moscow, ficou em terceiro com 89.518 pontos.
A Arena Corinthians ficou na quarta posição entre os internautas com 78.589 pontos. A Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo também, ficou na nona colocação.
Outros estádios brasileiros que ficaram entre os 32 mais bem cotados foram o Beira-Rio (11º), a Arena das Dunas (12º), Arena da Baixada (18º), Arena Pantanal (31º) e Estádio Kleber Andrade (32º).
Se as casas novas de Palmeiras e Corinthians agradaram o público que votou, o mesmo não pode ser dito sobre os especialistas. Em uma votação à parte formada por um júri de seis profissionais do ramo de construção dos estádios, Allianz Parque e Arena Corinthians sequer figuraram entre os dez.
O Hazza Bin Zayed Stadium, nos Emirados Árabes, ficou em primeiro entre os especialistas. A Arena Amazônia ficou em segundo, seguido pelo Estádio Nacional de Cingapura, Nagyerdei Stadium (Húngria) e Arena das Dunas, a última brasileira no Top Tem.
Cada um dos especialistas votou em quatro critérios de 1 a 10 e daí saiu a média dos melhores: impacto visual, relação com os arredores, inovação e custo-benefício.
O único brasileiro entre os especialistas é Bruno Campos, arquiteto graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e que fez projetos para o Pan-Americano de 2007, Copa de 2014 e Olimpíada de 2016 no Brasil.
VEJA TAMBÉM
- POGBA NO NATAL? CORINTHIANS POSTA REFERÊNCIA AO FRANCÊS E TORCEDORES VÃO A LOUCURA
- ALTA PEDIDA! Jornalista crava: Augusto Melo dá resposta final sobre Arana após posicionamento de investidor
- SONDOU O CRAQUE! Corinthians terá que desembolsar 38 milhões para contratar craque uruguaio
9321 visitas - Fonte: ESPN
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas